Topo

Libertadores - 2019

O que o São Paulo precisa corrigir em dois dias para Libertadores?

Maurício Rummens /Fotoarena/Folhapress
Imagem: Maurício Rummens /Fotoarena/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

01/02/2016 11h00

A estreia oficial do São Paulo na temporada de 2016 não foi das mais empolgantes. Apesar de deixar o técnico Edgardo Bauza satisfeito com o desempenho defensivo, o time paulista teve uma apresentação pobre no ataque, setor que mais precisa evoluir para o confronto com o Universidad César Vallejo, pela fase preliminar da Copa Libertadores.

Contra o Red Bull Brasil, no último sábado, Paulo Henrique Ganso, Michel Bastos, Alan Kardec e Centurión foram escolhidos como titulares pelo técnico argentino, mas não foram bem em conjunto. Michel Bastos teve bons momentos individuais, finalizando bem de longa distância e caprichando nas cobranças de falta, das quais se tornou o principal encarregado com a aposentadoria de Rogério Ceni.

Ganso fez o gol do São Paulo de cabeça, correu bastante e chegou até a ser punido com um cartão amarelo por uma entrada dura no campo de defesa. No entanto, foi pouco produtivo, não contribuindo significativamente para a criação de jogadas de ataque, sua principal função.

Centurión e Kardec foram ainda mais discretos que seus colegas. O centroavante chegou a ter uma oportunidade para marcar, mas optou por driblar o goleiro adversário e perdeu a chance do gol. A dupla pode ter a titularidade ameaçada para a próxima partida, com Kieza,  Rogério e Calleri aparecendo como opções para substituí-los.

Rogério chegou a entrar contra o Red Bull Brasil, mas teve pouco tempo para mostrar serviço. Pelo histórico com a camisa tricolor, ele é o principal candidato para entrar na vaga de Centurión e dar mais dinâmica ao setor ofensivo. Calleri e Kieza seriam alternativas a Kardec. Enquanto o argentino trabalhou pouco com seus companheiros nos treinamentos - só será apresentado na segunda-feira (1) -, Kieza apareceu bem nas atividades da última semana, chegando a marcar dois gols no treino da quarta-feira passada (27).

Na retaguarda, uma alteração será necessária, pois Breno sofreu lesão no primeiro jogo do Estadual. Lucão, que entrou no segundo tempo contra o Red Bull e cometeu o pênalti que resultou no gol de empate, é a única opção para substituir o titular, pois Diego Lugano ainda não está pronto fisicamente para jogar e Lyanco integra o elenco que disputa a Libertadores Sub-20.

Ainda há uma chance para Breno entrar em campo, mas é provável que ele não se recupere a tempo do próximo compromisso da equipe. A data limite é terça-feira (2), quando o São Paulo embarca para o Peru. Com a alteração forçada na dupla de zagueiros, Bauza terá que reforçar a atenção nos treinamentos para os lances de bola parada, ponto vulnerável apresentado pela defesa na partida do Paulista.