Topo

Vídeos de whatsapp, carta e pacto: Os bastidores da goleada do Grêmio

União de jogadores do Grêmio contou com auxílio da tecnologia e da torcida - Lucas Uebel/Grêmio
União de jogadores do Grêmio contou com auxílio da tecnologia e da torcida Imagem: Lucas Uebel/Grêmio

Marinho saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

03/03/2016 06h00

A goleada do Grêmio sobre a LDU, nesta quarta-feira (02) não aconteceu por acaso. Foi programada, produzida ao longo da semana. Usando a tecnologia para explorar as capacidades do oponente, reforçando a ligação aos torcedores e apelando para o fortalecimento das relações internas, o time gaúcho fez 4 a 0 e convenceu pela primeira vez no ano.

Um dos primeiros passos que acabaram culminando nos gols de Bolaños, Everton, Henrique Almeida e Maicon foi a informação sobre o rival. E neste sentido houve uma mudança. Em vez de apenas passar vídeos da LDU com marcações táticas em reuniões antes de treinos, o Centro Digital de Dados inovou. Os atletas receberam os materiais da LDU por meio do sistema de mensagens Whatsapp em seus celulares.
Dois dias antes do jogo, todo elenco tinha os vídeos com marcações táticas da LDU disponíveis no aplicativo. Puderam ver quantas vezes quisessem, na concentração, debater juntos movimentações do rival. O vídeo de aproximadamente cinco minutos mostrava como se defender e atacar os equatorianos. E deu certo.
Mas adiantaria pouco saber como se movimenta o oponente sem uma conduta diferente do que tinha sido mostrado neste ano. Até então o Grêmio não parecia o mesmo que motivou tanto a torcida no fim do ano passado. Repetia falhas que indicavam uma queda de rendimento. Até agora.
Unidos, nos vestiários, nas palestras, nos momentos que antecediam treinamentos, os jogadores firmaram um pacto por melhores atuações. A vontade de mostrar que poderiam fazer mais resultou em 15 minutos de pressão absoluta no começo do jogo. Com 11, Maicon tinha aberto o marcador.
E a torcida também fez parte disso. Em carta assinada por todos os jogadores, a promessa de empenho acabou com qualquer clima de pressão. Transformou a insegurança em auxílio e fez da Arena palco perfeito para uma vitória convincente.
Agora, o Gre-Nal acontece no próximo domingo. Ainda não é pauta entre os atletas. Mas é evidente que a moral está elevada depois da recuperação na Libertadores. A reapresentação já ocorre nesta quinta-feira. E em vez de desconfiança, apoio é a palavra do momento na Arena.