Topo

Ele ganhou 15 reforços para ser campeão. Mas cai se não vencer Corinthians

Venezuelano César Farías está por um fio no Cerro Porteño - Christian Petersen/Getty Images
Venezuelano César Farías está por um fio no Cerro Porteño Imagem: Christian Petersen/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

09/03/2016 06h00

Técnicos sob ameaça de demissão com apenas três meses de trabalho não são exclusividade do futebol brasileiro. E é exatamente o Corinthians quem pode causar a queda precoce do treinador do Cerro Porteño, César Farías, caso consiga um bom resultado contra o time paraguaio nesta quarta-feira (9), em duelo pela Copa Libertadores em Assunção.

O venezuelano Farías chegou ao Cerro no fim do ano passado falando grosso e sonhando alto. Disse que seu objetivo era vencer a Libertadores, título que o tradicional clube paraguaio ainda não tem. Para isso, ele recebeu nada menos que 15 reforços para 2016 e ficou com a missão de fazer o time engrenar rapidamente.

Até aqui, porém, a temporada do Cerro tem sido um desastre. O time soma cinco derrotas, um empate e só três vitórias no Apertura paraguaio, ocupando apenas a oitava colocação entre 12 times. A única coisa que salvou Farías de já ter sido demitido é a campanha na Libertadores até aqui - quatro pontos em dois jogos.

Com três derrotas consecutivas na liga nacional, Farías já recebeu um ultimato da diretoria do Cerro, segundo a imprensa paraguaia: ou vence o Corinthians, ou está fora. Ele próprio já admitiu aos jogadores que sua situação é difícil, e há alguns veículos, como o jornal ABC Color, que sustentam que o técnico pode cair mesmo vencendo o jogo desta quarta.

Para se ter uma ideia de como o treinador está mesmo por um fio, basta ver o que um dirigente do Cerro falou na semana passada, após derrota para o Libertad: "Tomara que peça demissão e vá hoje mesmo. Não jogamos nada, todo mundo já perdeu a paciência. Não há nenhuma jogada, zero trabalho. Que pegue o primeiro avião e vá", disse Vicente Aguilar Zapag.

Com um prêmio de US$ 1 milhão em seu contrato caso seja campeão da Libertadores, Farías - que treinou a seleção da Venezuela entre 2007 e 2013 - tem motivos de sobra para resistir no cargo. Ele se defende dizendo que, na Libertadores, que é o principal objetivo do time na temporada, o aproveitamento é bom. Mas isso não tem sido suficiente para convencer a direção do Cerro.

Para completar o calvário de Farías, o melhor jogador do time, o meia-atacante Jonathan Fabbro, será desfalque contra o Corinthians por motivos pessoais: sua namorada, a modelo Larissa Riquelme, perdeu o filho que o casal esperava.

Se quiser realmente cumprir a meta de conquistar o inédito título continental, o treinador precisará não só superar o time de Tite, mas convencer seus superiores de que ele merece continuar.