Palmeiras não aproveita expulsões do Nacional e perde no Allianz Parque

Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

O Palmeiras teve chance, muita chances, mas não conseguiu o empate com o Nacional-URU, jogando dentro de casa, no Allianz Parque, nesta quarta-feira (9). Mesmo com um jogador a mais desde os 42 minutos do primeiro tempo – Fucile foi expulso -, o time alviverde pouco criou na segunda etapa para evitar a primeira derrota na Libertadores: 2 a 1 para os uruguaios. Próximo do final, Léo Gamalho ainda também viu o cartão vermelho. Uma hora depois do jogo, a diretoria anunciou a demissão do técnico Marcelo Oliveira.

Depois de um início de domínio palmeirense, a equipe brasileira acabou surpreendida com dois gols do Nacional em apenas três minutos: Nico López e Leandro Barcia balançaram as redes. A expulsão de Fucile, no entanto, deu novo gás ao Palmeiras, que descontou com Gabriel Jesus, ainda no primeiro tempo. Mas uma segunda etapa de muita catimba uruguaia e pouca efetividade brasileira fez com que o time de Marcelo Oliveira conhecesse sua primeira derrota na Libertadores.

Derrotado, o Palmeiras perde a liderança do Grupo 2. Agora, o time brasileiro está em segundo, com quatro pontos, um a menos que o Nacional-URU, novo líder.

Na próxima rodada, as duas equipes voltam a se enfrentar, no dia 17 de março. Dessa vez, no entanto, o embate acontecerá no Parque Central, casa do Nacional-URU, em Montevidéu, no Uruguai.

FICHA TÉCNICA

PALMEIRAS 1 x 2 NACIONAL 

Competição:
Libertadores (fase de grupos)
Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Data: 9 de março de 2016, quarta-feira
Horário: 21h45 (de Brasília)
Público: 37.073
Renda: R$ 2.490.655,54
Árbitro: Enrique Osses (CHI)
Assistentes: Carlos Astroza e Christian Schiemann (ambos do CHI)
Cartões amarelos: Thiago Martins e Zé Roberto (Palmeiras); Eguren, Seba Fernández (Nacional-URU)
Cartões vermelhos: Fucile, Léo Gamalho e Gusvao Munúa (todos do Nacional-URU)

Gols: Nico López, aos 37 minutos, e Leandro Barcia, aos 40 minutos do primeiro tempo, para o Nacional-URU; Gabriel Jesus, aos 48 minutos do primeiro tempo, para o Palmeiras.

PALMEIRAS: Fernando Prass; Lucas, Thiago Martins, Vitor Hugo e Zé Roberto; Thiago Santos, Jean (Allione), Robinho e Dudu; Gabriel Jesus e Cristaldo. Técnico: Tico dos Santos

NACIONAL: Conde; Fucile, Eguren, Victorino e Espino; Barcia (Felipe Carballo), Porras, Romero e Ramírez; López e Fernandez. Técnico: Gustavo Munúa

Como foi o jogo

  • Primeiro tempoO Palmeiras começou melhor no primeiro tempo. Robinho, Dudu e Gabriel Jesus tiveram chances de abrir o placar, mas desperdiçaram. E o mesmo não aconteceu com o Nacional: depois de acertar a trave com Nico López, a equipe uruguaia balançou as redes duas vezes em três minutos. Primeiro, o próprio Nico López aproveitou bobeada da defesa do Palmeiras, driblou Fernando Prass e chutou para o gol. Na sequência, Leandro Barcia apareceu, em condição legal, entre a marcação e bateu na saída de Prass. A situação uruguaia, que parecia controlada, estremeceu quando Fucile viu o segundo cartão amarelo, aos 42 minutos, e foi expulso. Seis minutos mais tarde, Gabriel Jesus aproveitou bate-rebate da defesa, driblou o goleiro e diminuiu o placar.
  • Segundo tempoPara conseguir o empate, o Palmeiras sabia que a eficiência seria algo mais do que necessário no segundo tempo. Mas ela não veio. Criando bem menos do que na primeira etapa, o time de Marcelo Oliveira foi ter sua primeira melhor chance apenas aos 31 minutos, quando Conde, meio desajeitado, defendeu o chute de Robinho. No último lance do jogo, Lucas ainda carimbou a trave uruguaia. Ao Nacional, coube a experiência para fazer o tempo correr e segurar o resultado positivo. Por fim, o técnico Gustavo Munúa e Léo Gamalho, dos uruguaios, ainda foram expulsos.

Destaques

  • 50 jogosO Palmeiras chegou à marca de 50 partidas de Libertadores em seu estádio, com 34 vitórias, 11 empates e cinco derrotas. São 119 gols marcados e 43 sofridos.
  • ReencontroVictorino e Eguren atuaram no time titular do Nacional nesta quarta-feira. Ambos defenderam o Palmeiras -- o primeiro em 2014 e o segundo em 2013 e 2014.

Melhores notas

  • Palmeiras
  • Nacional (URU)
Avaliação
dos usuários
do Placar UOL
2
7,4
Fernando Prass
1
8,0
Kevin Ramírez
 
1
7,0
Cristaldo
5
8,0
Santiago Romero

Próximos Jogos - Palmeiras

  1. Corinthians COR
    Palmeiras PAL
  2. VGJ
    Palmeiras PAL
  3. Palmeiras PAL
    São Caetano SCA
  4. Palmeiras PAL
    São Paulo SPA
  5. Ituano ITU
    Palmeiras PAL

Próximos Jogos - Nacional (URU)

  1. Nacional (URU) NAC
    Estudiantes ELP
  2. Santos SAN
    Nacional (URU) NAC
  3. Real Garcilaso RAG
    Nacional (URU) NAC
  4. Nacional (URU) NAC
    Real Garcilaso RAG
  5. Nacional (URU) NAC
    Santos SAN

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos