Topo

Por Projeto Quito, Grêmio pode ter reservas em finais ou pedir trégua à FGF

Roger Machado irá dosar prós e contras de viajar antecipadamente para Quito - REUTERS/Marcos Brindicci
Roger Machado irá dosar prós e contras de viajar antecipadamente para Quito Imagem: REUTERS/Marcos Brindicci

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

19/03/2016 06h00

O Grêmio vai decidir sua vaga na próxima fase da Libertadores no dia 13 de abril. Contra a LDU, em Quito, o time gaúcho precisa pontuar para firmar posto entre os dois primeiros do grupo 6. E a aclimatação aos 2,8 mil metros de altitude pode forçar situações complicadas no Estadual. Para chegar com 10 dias de antecedência, ao menos, o Tricolor terá que usar reservas em uma eliminatória do Gaúcho, ou ainda pedir trégua à Federação Gaúcha de Futebol. 

A rixa do clube com a entidade que comanda o futebol do Rio Grande do Sul é antiga e tomou nova proporção recentemente. Reclamações contra arbitragem, críticas às condutas da presidência, uma 'guerra fria' entre entidade e clube. Até agora. 
 
Isso porque o calendário pode ser vilão. A fase de grupos do Gauchão termina no dia 3 de abril, contra o Juventude. As quartas de final, eliminatória em jogo único, estão determinadas para o fim de semana dos dias 9 e 10. Quatro ou três dias antes do confronto no Equador. 
 
A meta da comissão técnica é viajar com ao menos 10 dias de antecedência. E uma das opções para 'escapar' da proximidade dos jogos é apelar para FGF. Um pedido oficial, se tiver concordância do adversário, poderá ser aceito pela entidade. Mas neste ponto, uma boa relação com o comando seria fundamental. Exatamente o contrário do que tem o Grêmio. 
 
A segunda opção é atuar com reservas. Mas definir isso antecipadamente é um risco. Dependendo dos próximos jogos, o Tricolor pode ter adversário complicado logo na primeira eliminatória. Até mesmo um Gre-Nal pode acontecer. 
 
O Grêmio não quer antecipar as coisas. Espera para determinar qual estratégia seguirá. Mas não esconde que a competição prioritária é a Libertadores e se algum jogo necessita de atenção é este diante da LDU. Por conta da altitude e também por se tratar de um adversário direto.