Treino e conversa. Atlético-MG preparou jovem goleiro para jogo na altitude

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

  • Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro

    Uilson teve dois treinos no Equador para se acostumar com a velocidade da bola na altitude

    Uilson teve dois treinos no Equador para se acostumar com a velocidade da bola na altitude

O Atlético-MG tem importante jogo pela Copa Libertadores nesta quarta-feira, às 21h45 (horário de Brasília), contra o Independiente Del Valle, pelo grupo 5 da Copa Libertadores. Com dez pontos, a equipe alvinegra está muito perto de conseguir sua classificação às oitavas de final. Conquistar um ponto no Equador já é suficiente. Mas como a equipe ainda não está classificada, o goleiro Uilson ganhou uma atenção especial da comissão técnica antes do confronto em Sangolqui, região metropolitana de Quito.

Além de se tratar da estreia do jovem goleiro de 23 anos na Libertadores, Uilson vai ter um inimigo invisível nesta quarta-feira. O estádio Rumiñahu fica a aproximadamente 2.500 metros de altitude do nível do mar. O bastante para interferir de forma considerável na direção e na velocidade da bola. Motivo mais do que suficiente para Uilson receber conselhos e ter um trabalho diferenciado com Chiquinho, o preparador de goleiros do Atlético.

"Durante a semana já trabalhamos com a bola usada na Libertadores, que é uma bola que balança mais. Em Belo Horizonte, sem altitude, ela já vem fazendo curva. Imagina com altitude? É preparar bem, para fazer o melhor", comentou Uilson, que promete mais concentração para o duelo ante o Independiente Del Valle.

"O trabalho em campo foi praticamente o mesmo, mas as conversas foram diferentes, assim como a concentração. Tem que ser elevada, por ser um jogo desse tamanho, que é a Libertadores".

Se para Uilson a altitude é uma novidade, para o Atlético o assunto é tratado com naturalidade. Na quarta Libertadores consecutiva, o time já jogou algumas vezes em lugares bem altos, como foi em La Paz, em 2013. E o Atlético venceu. Assim como venceu o Melgar, em Arequipa, no Peru, e o Santa Fe, em Bogotá, na Colômbia.

Por isso, Uilson conversou bastante com os outros jogadores do clube. Como o goleiro Victor, titular alvinegro nos três jogos citados acima. "Conversei com o Victor. Também com o Lauro, que chegou agora e já mostrou ser um cara diferente. Me falou que estreou numa situação parecida também", afirmou Uilson, que vai para a terceira partida seguida como titular do Atlético. O goleiro não esconde a ansiedade para o primeiro jogo internacional como profissional.

"O coração bate mais forte, por ser um jogo tão especial como é, pela Libertadores. Mas vou procurar dar meu melhor e ajudar o Atlético a sair com a classificação de lá", completou o goleiro, que se mostra mais confiante e parece ter cada vez mais o apoio da torcida do Atlético.

FICHA TÉCNICA
INDEPENDIENTE DEL VALLE X ATLÉTICO-MG

Data: 06 de abril de 2016, quarta-feira
Horário: 21h45 (de Brasília)
Motivo: 5ª rodada do grupo 5 da Copa Libertadores
Local: Estádio Rumiñahu, em Sangolqui (EQU)
Árbitro: Dario Herrera (ARG)
Assistentes: Hernan Maidana e Juan Belatti (ARG)

INDEPENDIENTE DEL VALLE: Daniel Azcona; Cristhian Núñez, Arturo Mina, Luis Caicedo e Luis Ayala; Mario Rizotto, Jefferson Orejuela; Junior Sornoza, Emiliano Tellechea e Bryan Cabezas; Jose Ângulo.
Técnico: Pablo Repetto.

ATLÉTICO-MG: Uilson, Marcos Rocha, Leonardo Silva, Erazo e Douglas Santos; Rafael Carioca, Júnior Urso, Leandro Donizete (Luan) e Cazares; Robinho e Lucas Pratto.
Técnico: Diego Aguirre.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos