Topo

Volante que quase saiu do SP vira titular e ganha elogios de Bauza

Guilherme Palenzuela

Do UOL, em São Paulo

06/04/2016 06h00

Cria do São Paulo, o agora titular e elogiado João Schmidt, 22, ficou muito perto de sair do clube há menos de um mês. Após receber uma proposta do Avaí por empréstimo, ele manifestou desejo de sair para poder jogar com maior regularidade. Uma boa atuação contra o Novorizontino, porém, fez o técnico Edgardo Bauza impedir a negociação. Titular e decisivo na vitória por 6 a 0 sobre o Trujillanos, na terça-feira, Schmidt arrancou mais elogios do treinador argentino.

"Schmidt já vem fazendo boas partidas, é um volante com um grande volume de jogo, tem um grande domínio de bola e uma boa distribuição de bola. Tem boa altura, é um jogador que sempre levo muito em conta. Em geral jogavam Hudson e Thiago, ele estava esperando a chance e achei que seria bom esse jogo para ele. Mas ele vem repetindo, vem jogando muito bem, para mim é um jogador muito versátil, muito útil", falou Bauza, após a partida.

Para o jogo, Schmidt fez Bauza tirar do time titular o também volante Thiago Mendes, destaque do time no fim de 2015 e que nessa temporada teve grande queda de rendimento. Agora, é possível que ele seja poupado contra o São Bento, no domingo, para que jogue em plena condição física contra o River Plate, na próxima quarta-feira, pela penúltima rodada da fase de grupos da Libertadores, no Morumbi. Bauza indica que poupará boa parte do time no Paulistão.

"Depende sempre de como estão os atletas. Vou tentar armar sempre o melhor time de acordo como eles estiverem. É muito difícil que repita o time no domingo, porque temos de pensar no River na semana que vem. Acho que teremos muitas mudanças. Não posso assegurar que este é o time ideal. O time vem evoluindo", falou.

Esse foi o sexto jogo de João Schmidt como titular do São Paulo em 2016. O volante é produto das categorias de base do clube, em Cotia, e foi promovido ao elenco profissional em 2011. Desde então, porém, não conseguiu se firmar. Participou de apenas 14 jogos até 2014, quando foi emprestado ao Vitória de Setúbal, de Portugal, clube no qual fez 34 jogos em uma temporada, marcou oito gols e se marcou como artilheiro da temporada.