Brasil não tem classificado na Libertadores; veja do que os times precisam

Leandro Carneiro

Do UOL, em São Paulo

A Libertadores se aproxima das rodadas finais e nenhum clube brasileiro está garantido na próxima fase. Corinthians e Atlético-MG têm a classificação encaminhada. São Paulo e Palmeiras vivem situação complicada, e o Grêmio segue na briga. Veja o que os times precisam para se classificar para as oitavas

Palmeiras

Agustin Marcarian/AP Photo

A situação do Palmeiras é a mais complicada dos brasileiros por ser o único time que não depende só dele. Nacional ou Rosario Central não pode mais pontuar, sendo que os uruguaios têm mais dois jogos pela frente. Um empate na rodada decisiva entre os adversários elimina o Palmeiras da competição. Se o Rosario perder na última rodada, o Palmeiras terá de tirar a diferença de três gols de saldo e os três gols feitos.

São Paulo

Eduardo Knapp/Folhapress

Se ganhar os dois jogos, o São Paulo estará classificado para as oitavas de final. Há outras combinações, menos prováveis, que levam o time do Morumbi adiante. Se ganhar do River na próxima semana e o The Strongest não bater o Trujillanos, na Venezuela, um empate em La Paz classificará os paulistas no saldo de gols. Se o River não pontuar mais daqui para frente, o São Paulo também avança conquistando quatro pontos.

Corinthians
 

AP Photo/Ricardo Mazalan

O Corinthians pode se classificar mesmo sem entrar em campo. Na próxima semana, em caso de derrota do Cerro Porteño para o Cobresal, o time brasileiro estará classificado. Com o resultado, o clube paulista ficaria com 10 pontos, contra 8 do Santa Fe e 7 do Cerro – Cerro e Santa Fe se enfrentam na última rodada e não teriam como os dois ultrapassarem o Corinthians.

Caso o Cerro vença o Cobresal, a missão segue sendo considerada simples, pois o Corinthians precisará apenas empatar com o Cobresal, que perdeu todos seus jogos, em casa. Se isso acontecer, o time estará classificado. Para brigar pela liderança, o clube precisa vencer e torcer para o Cerro Porteño não ganhar seus dois jogos. Caso os paraguaios ganhem, eles não podem tirar a diferença de saldo de gols, que atualmente é de três.

Atlético-MG

Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro

O Atlético-MG pode ser o primeiro brasileiro a se classificar. Para isso, basta o Colo Colo não vencer nesta quinta-feira o Melgar, mas os peruanos perderam todos seus jogos até agora. Se os chilenos ganharem, o Atlético-MG precisará de um empate em casa contra o próprio Melgar na última rodada para se garantir nas oitavas.

Grêmio

PEDRO H. TESCH/ESTADÃO CONTEÚDO

O Grêmio briga com LDU e San Lorenzo pela segunda vaga do Grupo 6, pois o Toluca já está classificado. Se ganhar um de seus jogos, os gremistas se classificam desde que os argentinos não ganhem suas duas partidas. Para se garantir na próxima fase, sem depender de ninguém, o time gaúcho precisa ganhar as duas últimas partidas, sendo a primeira contra a LDU, em Quito, e a segunda contra o Toluca, em Porto Alegre. Se perder para os equatorianos e o San Lorenzo vencer o Toluca na penúltima rodada, o Grêmio só terá chances de se classificar se o jogo entre San Lorenzo e LDU terminar empatado.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos