Topo

Palmeiras tem missão complicada na Libertadores e pode cair até com vitória

Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

07/04/2016 07h22

O Palmeiras terá uma missão complicada na luta por uma vaga nas oitavas de final da Libertadores depois do empate por 3 a 3 com o Rosario Central na Argentina. Além de vencer o River Plate-URU na semana que vem, no Allianz Parque, o time do técnico Cuca terá de ficar de olho no outro duelo da chave.

Depois de cinco jogos disputados, o Palmeiras soma cinco pontos no Grupo 2 e está a três de Rosario e Nacional, que ainda enfrentará o River nesta quinta-feira. Dessa forma, o UOL Esporte traz à tona o que será necessário para a equipe brasileira conseguir uma vaga na fase de mata-mata -- são três situações distintas, todas com base no confronto uruguaio desta quinta.

As chances de classificação do Palmeiras, segundo o site Chance de Gol, é de apenas 26,1%. O Nacional, por sua vez, tem 98,6%, enquanto o Rosario registra 75,3%. Uma coisa é certa: empate no duelo entre Nacional e Rosario na última rodada eliminará o time alviverde. Entenda:

Vitória do Nacional sobre o River

Nesse caso, a briga do Palmeiras será apenas com o Rosario pela vaga nas oitavas, pois o Nacional irá a 11 pontos. Para chegar às oitavas, o Palmeiras terá de vencer o River por uma boa diferença de gols e torcer para os argentinos não marcarem pontos diante do Nacional.
 
Com esses resultados, Palmeiras e Rosario ficariam com oito pontos. O saldo de gols, então, definiria a vaga. Hoje, o time da Argentina tem saldo três, contra zero do Palmeiras. O próximo critério de desempate é gol marcado (o Rosario soma 11, contra oito do Palmeiras). Em seguida, os gols feitos fora de casa servem para definir o melhor colocado -- os brasileiros têm cinco, contra três dos argentinos.
 
Caso o Nacional vença o Rosario por 1 a 0, o Palmeiras garantirá a classificação com um 3 a 1 no Allianz Parque. Nessa situação, os times empatariam no saldo (dois) e nos gols marcados (11). O time brasileiro passaria justamente por ter mais gols como visitante.


Empate no confronto uruguaio

O Nacional também estará classificado com esse placar e a briga pela segunda vaga ficaria restrita a Palmeiras e Rosario. A situação é igual à primeira: na última rodada, os brasileiros terão de torcer para uma derrota do Rosario em Montevidéu, além de ganhar bem do River para levar a melhor nos critérios de desempate.


Vitória do River sobre o Nacional

Com esse resultado, nenhum time do grupo estará classificado de forma antecipada às oitavas. O Palmeiras, então, pode superar Rosario ou Nacional na tabela -- até o River, com cinco pontos, teria chances de conseguir a vaga. Em tese, a equipe alviverde tem mais chances nesse cenário, pois dois resultados no confronto Nacional e Rosario serviriam para a evitar a eliminação. 

O Palmeiras iria à fase seguinte com triunfo com boa diferença de gols sobre o River seguido de um vencedor no duelo entre argentinos e uruguaios. Nos critérios de desempate, o Nacional é o adversário mais fácil a ser batido. A equipe hoje tem saldo dois, com apenas quatro gols marcados na Libertadores.