Topo

Vingança! Roger lembra derrota pelo Flu em 2008 após Grêmio bater LDU

Do UOL, em Porto Alegre

14/04/2016 00h14

A vitória com classificação do Grêmio sobre a LDU nesta quarta-feira (13) teve um gosto especial para o técnico Roger Machado. Em 2008, como jogador do Fluminense, ele foi derrotado por lá e acabou perdendo a decisão da competição continental nos pênaltis no jogo de volta, no Rio de Janeiro. Por isso, ter superado as dificuldades geraram tanta comemoração. 

"Foi uma vitória maiúscula. Para mim com um sabor especial por ter conseguido a classificação, e em 2008 pelo Fluminense, eu vim aqui e acabei derrotado. Na final a Liga acabou campeã. Foi um grande jogo, de xadrez, entendíamos que o adversário viria para cima na segunda etapa e poderíamos contra-atacar bem. Foi o que aconteceu", explicou. 
 
Em 25 de junho de 2008, o Fluminense visitou o estádio Casa Blanda para abrir a final da Libertadores contra a LDU. O placar foi nefasto: 4 a 2 para os equatorianos. No jogo de volta, vitória por 3 a 1 no Rio de Janeiro (na final não há gol qualificado), mas derrota nos pênaltis e vice-campeonato. 
 
Nesta quarta, agora como técnico, Roger viu o Grêmio abrir 2 a 0 na etapa inicial, ceder no segundo tempo, mas vencer por 3 a 2. A tensão no final do jogo chegou a assustar, tanto que o Tricolor acabou com três zagueiros em campo, mas não mudou o vencedor do jogo. 
 
"É natural que o gol faça nosso time se desestabilizar um pouco", avaliou o técnico. "A estratégia que montamos permitia que a LDU ficasse com a bola por vezes, para forçar que eles rodassem a bola sem espaço para entrar. Em uma inversão, poderíamos conseguir o contra-ataque. Administramos o jogo, comandamos a partida", completou. 
 
O Grêmio está classificado para as oitavas de final da Libertadores. A última rodada, contra o Toluca em Porto Alegre, servirá apenas para determinar quem será o adversário nas oitavas de final.