Topo

Veja quem os brasileiros podem enfrentar nas oitavas da Libertadores

Grêmio e São Paulo podem fazem confronto brasileiro nas oitavas da Libertadores - Divulgação/Grêmio
Grêmio e São Paulo podem fazem confronto brasileiro nas oitavas da Libertadores Imagem: Divulgação/Grêmio

Do UOL, em São Paulo

20/04/2016 23h38

A um dia do fim da fase de grupos da Libertadores, os times brasileiros já começam a enxergar seus possíveis rivais nas oitavas de final. Com a vitória do Corinthians sobre o Cobresal nesta quarta-feira por 6 a 0, o time paulista e o Atlético-MG praticamente conheceram seus caminhos futuros.

Terceiro melhor primeiro colocado, o Corinthians deve enfrentar o Nacional-URU, que passou na segunda colocação do grupo 2, o mesmo do Palmeiras. O adversário só muda se o já eliminado Trujillanos vencer o River Plate, fora de casa. Dessa maneira, o Corinthians teria pela frente o Deportivo Táchira-VEN.

A goleada feita pelo Corinthians praticamente tirou o Atlético-MG do caminho do Nacional-URU e o colocou diante do Racing-ARG. A equipe mineira terminou como a quarta melhor primeira colocada, enquanto o time argentino foi o quinto melhor segundo colocado. A situação só irá mudar caso a improvável vitória do Trujillanos sobre o River se confirme. Assim, o time mineiro voltará a ter o Nacional como adversário.

Outros dois brasileiros vivos no torneio – o Palmeiras foi eliminado -, Grêmio e São Paulo conhecerão seus destinos apenas amanhã. Enquanto o time paulista ainda precisa garantir sua classificação, os gaúchos esperam para saber se enfrentarão The Strongest, Rosario Central-ARG, River Plate ou o próprio São Paulo.

A resolução dependerá do resultado do jogo entre São Paulo e The Strongest. Caso o time paulista empate e o River Plate vença o Trujillanos, o adversário do Grêmio será o Rosario Central. O adversário muda em caso de vitória de São Paulo e River. Se o time paulista vencer por um placar suficiente para tirar a diferença de saldo de gols (9 a 6) e gols feitos (13 a 10), o rival do Grêmio passa a ser o próprio São Paulo. Caso isso não aconteça, o time gaúcho enfrenta o River Plate e o São Paulo pega o Rosario Central.

Um quarto adversário do Grêmio será possível caso o River Plate não consiga vencer o Trujillanos e o The Strongest vença o São Paulo. Nesse cenário, o time boliviano enfrentará os gaúchos na próxima fase, enquanto os paulistas darão adeus ao torneio.

Quatro cenários esperam o São Paulo em caso de classificação

Além de poder enfrentar o Grêmio e o Rosario Central, o São Paulo ainda tem mais dois possíveis adversários: Independiente Del Valle e Toluca. Se empatar com o The Strongest fora de casa e o River Plate vencer o Trujillanos, o adversário do time do Morumbi será o Toluca-MEX, com a segunda partida das oitavas sendo realizada no México.

No cenário talvez mais improvável, o São Paulo enfrentaria o Independiente Del Valle. Para isso acontecer, o time do Morumbi precisaria vencer o The Strongest e o River Plate não conseguir a vitória, dentro de casa, contra o já eliminado Trujillanos.

The Strongest x São Paulo e River Plate x Trujillanos serão disputados nesta quinta-feira (21), a partir das 21h45 (horário de Brasília).