Topo

Mudança em data de contraprova de doping libera Yago para Libertadores

Yago, do Corinthians, em ação contra o São Paulo; zagueiro está garantido na quarta - Ricardo Nogueira/Folhapress
Yago, do Corinthians, em ação contra o São Paulo; zagueiro está garantido na quarta Imagem: Ricardo Nogueira/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

01/05/2016 13h49

Yago está livre para enfrentar o Nacional na próxima quarta, no jogo de volta das oitavas da Libertadores. Pego no antidoping no Campeonato Paulista, o zagueiro do Corinthians ficou livre porque a Comissão Antidopagem e o laboratório responsáveis pela contraprova do exame adiaram a abertura do exame para 5 de maio.

A alteração, divulgada pela assessoria de imprensa do jogador, garante Yago na partida contra o time uruguaio. O zagueiro foi pego com a substância betametazona e aguarda o resultado da contraprova. Se der novamente positivo, ele terá de cumprir suspensão automática e passará a desfalcar o time alvinegro. Até que o exame seja aberto, na visão do departamento jurídico do clube, ele está liberado.

A novidade ajuda Tite, que agora pode colocar sua zaga titular no jogo de volta do mata-mata – a ida foi 0 a 0 no Uruguai. O Corinthians alega que Yago foi pego por um medicamento tomado para tratar uma inflamação do joelho. A droga foi ministrada ao zagueiro pelo próprio departamento médico do clube, que relatou a prática na súmula. 

Mesmo assim, Yago pode pegar um gancho importante. Se a contraprova der positiva, ele deve passar pelo menos 30 dias suspenso. Depois, ainda será julgado e pode ficar mais tempo afastado dos gramados. 

A presença dele na primeira partida das oitavas foi questionada pelo Nacional. Em entrevista à imprensa uruguaia, dirigente do clube questionaram a escalação do jogador, que na visão dele já teria de estar cumprindo suspensão automática. O Corinthians entende, no entanto, que o gancho só passa a valer depois da abertura da contraprova.