Grêmio dá vexame em Rosário e revive trauma das oitavas da Libertadores

Do UOL, em Porto Alegre

  • JUAN MABROMATA/AFP

    Time gaúcho perdeu os dois jogos e mostrou futebol fraco no interior da Argentina

    Time gaúcho perdeu os dois jogos e mostrou futebol fraco no interior da Argentina

O Grêmio foi à Argentina sonhando e voltará com pesadelos. Em uma atuação recheada de erros e apática, o time gaúcho levou 3 a 0 do Rosario Central, nesta quinta-feira (5). Além do fim do plano pelo tricampeonato da Copa Libertadores, o vexame revive um trauma.

Pela quarta vez consecutiva, o Grêmio é eliminado nas oitavas de final do torneio sul-americano. Já havia sido assim em 2011, 2013 e 2014.

O Rosario Central, por sua vez, pega o Atlético Nacional-COL nas quartas de final. O time colombiano eliminou o Huracán, da Argentina.

O vexame no estádio Gigante de Arroyto se explica pelo o que não foi feito e a reação diante da dificuldade.

Derrotado em Porto Alegre, o Grêmio viajou na obrigação de marcar gols. E não sofrer. Além de finalizar somente cinco vezes em toda a partida, denotando toda a limitação ofensiva, a defesa vazou. E muito. Nem a volta de Pedro Geromel, recuperado de caxumba, salvou.

Logo aos quatro minutos do primeiro tempo, a jornada se mostrou fadada ao fracasso com dois erros em série que culminaram em gol de Marco Ruben. Aos 23, o escore já marcava 2 a 0 (3 a 0 no agregado).

FICHA TÉCNICA
ROSARIO CENTRAL 3 X 0 GRÊMIO

Data: 05/05/2016 (quinta-feira)
Local: estádio Gigante de Arroyito, em Rosario (ARG)
Árbitro: Enrique Cáceres (PAR)
Auxiliares: Carlos Cáceres e Dario Gaona (PAR)
Cartões amarelos: Musto (CEN); Geromel, Maicon, Walace (GRE)
Gols: Marco Ruben (CEN), aos 4 e aos 23 minutos do primeiro tempo; Donatti, aos 12 minutos do segundo tempo

ROSARIO CENTRAL: Sosa; Salazar, Donatti, Burgos e Pinola; Musto (Romero), Montoya (Alvarez), Fernández e Cervi; Herrera e Marco Ruben (Lo Celso)
Técnico: Eduardo Coudet

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Ramiro, Geromel, Fred e Marcelo Hermes; Walace, Maicon, Giuliano, Douglas (Pedro Rocha) e Luan; Miller Bolaños (Maicon)
Técnico: Roger Machado

Fases do jogo

  • Primeiro tempoEm vantagem no duelo, o Rosario Central mudou a estratégia. Deu a bola para o Grêmio, que foi para o intervalo com 61% de posse e esperou por espaços e erros. Ganhou um bufê quase infinito deles. Marco Ruben fez dois gols em cima disso. Primeiro, Walace errou na marcação e Fred no posicionamento. O camisa nove só desviou para o gol, onde Marcelo Grohe se atrapalhou e deixou entrar lentamente. Depois, Marcelo Hermes cometeu pênalti infantil em Cervi. O centroavante liquidou Grohe em uma cobrança alta e forte. O time gaúcho, que precisava vencer, concluiu apenas três vezes.
  • Segundo tempoNo intervalo Roger tirou Douglas e botou Pedro Rocha. Não mudou nada na prática, tirando novo posicionamento de Luan. Sem criatividade e profundidade, o Grêmio vacilou de novo na bola aérea. Donatti subiu completamente sozinho e fez 3 a 0 logo aos 12 minutos. Com certo desespero, o time gaúcho se lançou ao ataque e deu espaços. Grohe protagonizou cena bisonha ao sair do gol e errar passe. Por segundos, o tricolor ficou sem goleiro e à mercê do rival. Nos minutos finais, a torcida local gritou olé.

Destaques

  • Quarta vezAssim como ocorreu em 2011, 2013 e 2014 o Grêmio caiu da Libertadores na mesma fase. As oitavas de final. As eliminações foram diante de Universidad Católica, Santa Fe-COL e San Lorenzo.
  • Nove anos depoisA última derrota do Grêmio, em confrontos de mata-mata, da Libertadores sem nenhum gol pró foi histórica. Ocorreu em 2007, na decisão contra o Boca Juniors. Em Buenos Aires, o time de Riquelme fez 3 a 0. E em Porto Alegre, aplicou 2 a 0.
  • Parou...Melhor ataque do Brasil em 2016, na soma dos gols marcados em Libertadores, Primeira Liga e Gauchão, o Grêmio não conseguiu fazer nada nos dois jogos contra o Central. E era esta a grande aposta do time gaúcho para o duelo.

Melhores

  • Marco Ruben, Rosario CentralCentroavante marcou duas vezes e comandou o time argentino. Saiu ovacionado de campo, antes do final.

Piores

  • Fred, GrêmioZagueiro errou posicionamento e teve participação direta no primeiro gol do jogo. Durante todo o duelo, falhou em antecipação e desarmes. Cometeu faltas e foi explorado pelo Central pela velocidade limitada.

UOL Cursos Online

Todos os cursos