Topo

Atlético-MG fecha Libertadores 2016 com sua segunda melhor campanha

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

18/05/2016 23h51

Vitória com gosto amargo. Foi assim que o Atlético-MG se despediu da Copa Libertadores 2016. O triunfo por 2 a 1 sobre o São Paulo não foi suficiente para o clube mineiro chegar à semifinal do torneio. Mas a campanha que fez o Atlético terminar a edição 2016 entre os oito melhores clubes da América é a segunda melhor do próprio clube.

O Atlético se despediu da Libertadores com seis vitórias em dez partidas, além de dois empates e duas derrotas. Aproveitamento de 66% dos pontos conquistados. Desempenho que faz o time de 2016 ficar atrás somente da equipe de 2013, que conquistou o torneio continental. Naquele ano, o time de Cuca teve 69% de aproveitamento, com nove triunfos, dois empates e três derrotas.

Nem mesmo em 1978, quando foi semifinalista, com uma fórmula diferente de disputa, é verdade, o Atlético teve aproveitamento como em 2016. Na segunda participação alvinegra na Libertadores, quando caiu para Boca Juniors e River Plate, o Atlético fechou a edição com 60% de aproveitamento.

Se o desempenho da equipe não serviu para o time seguir vivo na Libertadores, serve como alento para a sequência do Campeonato Brasileiro. E foi assim que os jogadores deixaram o gramado do Independência, declarando que o foco, agora, é todo na principal competição nacional.

“Agora vamos focar no Brasileiro. Saímos por causa do regulamento, o São Paulo se limitou a jogar na bola parada, e conseguiu fazer o gol”, analisou o goleiro Victor.

Já que o foco é o Brasileirão, o Atlético inicia nesta quinta-feira a preparação para o compromisso da segunda rodada, contra o Atlético-PR, na Arena da Baixada, neste domingo, às 11h. A equipe mineira abriu a competição com vitória sobre o Santos, por 1 a 0, no último sábado.