Topo

Mexicanos deixarão Libertadores após irritação com calendário, diz jornal

AFP PHOTO / PABLO PORCIUNCULA
Imagem: AFP PHOTO / PABLO PORCIUNCULA

Do UOL, em São Paulo

03/11/2016 12h10

O novo calendário da Copa Libertadores, com a competição sendo disputada ao longo de praticamente o ano inteiro, deve fazer com que as equipes mexicanas não disputem a edição de 2017. É o que informa o jornal mexicano Record, nesta quinta-feira (3). 

Segundo a publicação, o presidente da Liga Mexicana, Enrique Bonilla, reuniu-se com o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, para chegar a um acordo sobre a participação do México no torneio continental. No entanto, as negociações falharam porque a entidade mexicana não aceitou o novo calendário de competição.

O jornal ressalta que existe uma pequena possibilidade de os mexicanos continuarem na Libertadores, mas que o acordo está distante. Ao jornal Esto, o presidente Bonilla disse que os mexicanos ainda não estão fora do torneio, mas que o calendário doméstico não será alterado para acomodar a competição continental.

"Nosso calendário está aprovado pela assembleia, desde o início da temporada, e não mudará. Assim como em todos os anos, a assembleia é quem decide. Estamos trabalhando com dias aprovados", afirmou o dirigente.

A Conmebol anunciou em setembro as mudanças já válida para a Libertadores de 2017, obrigando as federações nacionais a se ajustarem repentinamente ao novo calendário. O Brasil, por exemplo, que ganhou duas vagas a mais, precisou transformar o G-4 do Campeonato Brasileiro em G-6 no meio da competição.

Os times mexicanos que disputam a Libertadores não são os melhores do país - estes jogam a Liga dos Campeões da Concacaf. As equipes do México também não têm direito a vaga no Mundial de Clubes da Fifa caso sejam campeãs. Porém, o mercado mexicano é importante para a Conmebol por sua cota de TV, que é uma das maiores do torneio.

A Libertadores ficará mais longa a partir do próximo ano e será disputada de fevereiro a novembro, não mais até junho.

Quer receber notícias do seu time de graça pelo Facebook Messenger? Clique AQUI e siga as instruções.