Topo

River em perigo e só 5 vagas em aberto: como está a Libertadores de 2017

Campeão da Libertadores em 2015, o River Plate ainda não tem vaga garantida - AFP PHOTO / JUAN MABROMATA
Campeão da Libertadores em 2015, o River Plate ainda não tem vaga garantida Imagem: AFP PHOTO / JUAN MABROMATA

Do UOL, em São Paulo

12/12/2016 06h00

Com o ano perto do fim, as definições para a disputa da Copa Libertadores de 2017 estão quase concluídas. Das 47 equipes que disputarão o torneio na próxima temporada, 42 já são conhecidas – algumas, ainda sem saber em qual fase do torneio vão entrar. Apenas cinco vagas estão totalmente em aberto.

Lembrando que, em 2017, a Libertadores terá duas fases preliminares antes da fase de grupos: a primeira, com seis times, dos quais três se classificarão; a segunda, com 16 times, dos quais só quatro avançarão para totalizar 32 equipes na fase de grupos.

Confira como está a situação em cada país (times classificados em negrito, times que ainda podem se classificar em itálico):

Brasil (8 times)

Estão já na fase de grupos os quatro primeiros colocados do Brasileirão (Palmeiras, Santos, Flamengo e Atlético-MG), além do Grêmio, campeão da Copa do Brasil, e da Chapecoense, que recebeu o título da Copa Sul-Americana.

Já para a segunda fase preliminar foram o quinto e o sexto colocados do Brasileirão: Botafogo e Atlético-PR.

Argentina (6 times)

Quatro times estão garantidos na fase de grupos: Lanús, San Lorenzo, Estudiantes e Godoy Cruz, os quatro primeiros colocados do Campeonato Argentino.

A outra equipe que entrará direto nesta fase será a campeã da Copa Argentina: River Plate e Rosario Central disputam o título na próxima quinta-feira (15).

Na segunda fase preliminar, a vaga é do Atlético Tucumán, que foi o quinto colocado do campeonato.

Colômbia (5 times)

Atual campeão da Libertadores, o Atlético Nacional entra direto na fase de grupos. O mesmo acontece com o Independiente Medellín, campeão do torneio Apertura.

O campeão do torneio Finalización também entra na fase de grupos. A final será entre Santa Fe e Tolima.

As duas vagas na segunda fase preliminar serão dos times de melhores campanhas na temporada inteira (excluindo os campeõs): um é o Millonarios, o outro pode ser o Santa Fe ou o Junior Barranquilla. Ou seja: o Santa Fe já está classificado de qualquer jeito, mas ainda não sabe em qual fase vai entrar.

Se o Santa Fe for campeão do Finalización, entra na fase de grupos e manda o Junior Barranquilla para a segunda fase preliminar. Se perder a final, o Tolima será campeão e entrará na fase de grupos, mandando o Santa Fe para a segunda fase preliminar.

Bolívia (4 times)

Tudo definido na Bolívia. Na fase de grupos estão o Sport Boys, campeão do Apertura, e o Jorge Wilstermann, campeão do Clausura. Para a segunda fase preliminar, vai o The Strongest, dono da melhor campanha excluindo os campeões; e para a primeira fase preliminar, o Universitario de Sucre, que fez a segunda melhor campanha.

Chile (4 times)

A Universidad Católica ganhou o Clausura e se classificou direto para a fase de grupos. Como o time também ganhou o Apertura, foi o vice deste torneio, o Deportes Iquique, quem também se garantiu direto nos grupos.

Já na segunda fase preliminar estará o vencedor da Copa Chile, cuja final será na próxima quarta-feira (14), entre Colo-Colo e Everton.

Também vai para a segunda fase preliminar o vencedor do playoff de classificação para a Libertadores. Se o Colo-Colo perder a Copa Chile, jogará o playoff contra a Unión Española. E caso o Colo-Colo seja campeão, quem enfrenta a Unión Española no playoff é o O'Higgins.

Equador (4 times)

No Equador, as coisas ficaram mais simples. O campeão nacional Barcelona de Guayaquil e o vice-campeão Emelec estão classificados para a fase de grupos. Já o terceiro colocado El Nacional joga a segunda fase preliminar, enquanto o quarto colocado Independiente del Valle disputa a primeira fase preliminar.

Paraguai (4 times)

Dois times entram direto na fase de grupos: o Libertad, campeão do Apertura, e o Guaraní, que se sagrou campeão do Clausura no último domingo (11).

Já na segunda fase preliminar estará o Olimpia, dono da melhor campanha ao longo da temporada (excluindo os campeões). E a vaga na primeira fase preliminar ficará com o time de segunda melhor campanha na temporada, que ainda pode ser Cerro Porteño, Deportivo Capiatá ou Sol de América.

Peru (4 times)

Melgar e Sporting Cristal só decidirão quem será o campeão peruano no próximo domingo (18), mas os dois times já estão garantidos na fase de grupos da Libertadores.

Já na segunda fase preliminar, quem jogará é o Universitario, que ficou com a terceira colocação no campeonato nacional. E o quarto colocado Deportivo Municipal disputará a primeira fase preliminar.

Uruguai (4 times)

O Uruguai mudou seu calendário futebolístico em 2016, e por isso houve dois campeões nacionais no ano: o Peñarol, que conquistou o torneio de 2015/16, e o Nacional, que venceu o torneio de 2016 (disputado só no segundo semestre). Os dois times entram na fase de grupos.

Na segunda fase preliminar, entra o Cerro, terceiro colocado da edição de 2015/16 atrás de Peñarol e Nacional. E na primeira fase preliminar, entra o Montevideo Wanderers, vice-campeão da edição 2016.

Venezuela (4 times)

O campeão Zamora e o vice-campeão Zulia vão para a fase de grupos. Já o Carabobo, dono da melhor campanha ao longo da temporada (mas que não venceu nem o Clausura nem o Apertura nos mata-matas), joga a segunda fase preliminar. E o Deportivo Táchira, que teve a segunda melhor campanha, mas também não foi campeão, entra na primeira fase preliminar.