Topo

Botafogo sofre no fim, mas vence Colo-Colo na volta à Libertadores

Silvia Izquierdo/AP Photo
Imagem: Silvia Izquierdo/AP Photo

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

01/02/2017 23h40

A volta do Botafogo à Copa Libertadores da América foi de festa para a torcida. Nesta quarta-feira, jogando no Estádio Nilton Santos pela segunda fase de classificação à fase de grupos do torneio, o time do técnico Jair Ventura venceu o Colo-Colo por 2 a 1 e ficou mais próximo de chegar à fase principal da mais importante competição interclubes do continente, da qual não participa desde 2014.

Os dois times voltam a se enfrentar na próxima quarta-feira (8), em Santiago, para definir quem avança à terceira fase de classificação à fase de grupos - o classificado pega quem passar do duelo Independiente del Valle (Equador) x Olímpia (Paraguai). Porém, antes disso, o Botafogo enfrenta o Macaé pelo Campeonato Carioca - a partida acontece no sábado, às 19h30, no Estádio Nílton Santos.

Homenagem a jornalistas

Antes da partida, o Botafogo homenageou dois jornalistas que morreram no desastre aéreo com a delegação da Chapecoense no final de novembro: Guilherme Marques e Guilherme Van der Laars, ambos da Rede Globo. Torcedores do clube alvinegro, ambos passaram a dar nomes a cabines de imprensa do estádio. Os familiares dos profissionais compareceram ao jogo e receberam presentes.

Torcida vai á loucura (e o clube também)

Mosaico da torcida do Botafogo - @BotafogoOficial/Twitter - @BotafogoOficial/Twitter
Imagem: @BotafogoOficial/Twitter

Também antes do pontapé inicial, no momento em que as duas equipes foram a campo, a torcida preparou uma grande recepção nas arquibancadas. Além do mosaico com a frase “lutem por nós”, os botafoguenses ainda subiram uma imagem com um cachorro, em alusão à própria torcida e ao mascote histórico do clube. Nas redes sociais, o clube respondeu com entusiasmo.

Colo-Colo perde defensor; Botafogo aproveita e marca

O Colo-Colo começou o jogo perdendo o zagueiro Zaldívia lesionado logo aos 19 min. O técnico Pablo Guede optou por colocar o lateral direito Gonzalo Fierro (ex-Flamengo) em campo para recompor a defesa. No entanto, com o setor fora de sua condição ideal, o Botafogo aproveitou para abrir o placar: aos 30 min, Aírton aproveitou a bola que a defesa chilena não conseguiu afastar e bateu da intermediária, mandando no canto do experiente goleiro Justo Villar.

Gol contra coloca Botafogo em vantagem no 1º tempo

O Colo-Colo sentiu o gol, e o time carioca não demorou para ampliar. Aos 40 min, Montillo recebeu belo passe de Camilo na esquerda, invadiu a área e tentou centrar rasteiro para Camilo; no entanto, a defesa tentou tirar e acabou chutando em cima de Pavez, que acabou mandando contra o próprio patrimônio.

Victor Luiz e Montillo comemoram gol do Botafogo - VANDERLEI ALMEIDA/AFP - VANDERLEI ALMEIDA/AFP
Montillo é abraçado por Victor Luís na comemoração do segundo gol do Botafogo
Imagem: VANDERLEI ALMEIDA/AFP

Festa e preocupação no intervalo

O intervalo foi de preocupação para o Botafogo em campo: após uma dividida, Aírton caiu sentindo o cotovelo e nem voltou para o segundo tempo, dando lugar a João Paulo - a suspeita era de luxação, a ser confirmada em exames nesta quinta-feira. Fora de campo, porém, os jogadores que não foram relacionados para o jogo faziam a festa dos torcedores nos camarotes - inclusive Sassá, que foi cortado da lista do torneio.

Jogo decidido? Nada disso

O Colo-Colo precisou de pouco tempo na segunda etapa para diminuir o prejuízo: aos 6 min, Paredes recebeu a bola pela esquerda na área e tocou cruzado na saída de Gatito Fernandez para balançar as redes.

Era o prenúncio de um sufoco que viria. Aos 31 min, Gatito Fernández precisou sair da área para cortar um lançamento para Rivero. A bola acabou subindo, mas a zaga brasileira completou o serviço e evitou o susto.

Os chilenos ainda pressionaram nos minutos finais, mas não tiraram a vitória do Botafogo. Festa da torcida do que lotou o Estádio Nílton Santos.

FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 2 X 1 COLO-COLO (CHILE)

Data: 1º de fevereiro de 2017 (quarta-feira)
Local: Estádio Nílton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Juan Soto (Venezuela)
Auxiliares: Luis Murillo (Venezuela) e Elbis Gomez (Venezuela)
Público e renda: 38.357 (34.424 pagantes); R$ 1.898.390,00
Cartões amarelos: Jonas (BOT); Ramón Fernández, Valdés e Barroso (COL)
Gols: Aírton, aos 30 min do primeiro tempo (BOT); Pavez (contra), aos 40 min do primeiro tempo (BOT); Paredes, aos 6 min do segundo tempo (COL)

Botafogo
Gatito Fernández; Jonas, Marcelo, Emerson Silva e Victor Luís; Aírton (João Paulo), Bruno Silva, Montillo e Camilo (Matheus Fernandes); Rodrigo Pimpão e Roger (Joel)
Técnico: Jair Ventura

Colo-Colo (Chile)
Justo Villar; Zaldívia (Fierro), Barroso e Baeza; Valdés e Pavez; Luis Figueroa, Ramón Fernández (Morales) e Véjar (Christofer González); Rivero e Paredes
Técnico: Pablo Guede