Topo

Botafogo bate até Corinthians em ibope e expõe 'sinuca de bico' da Globo

VANDERLEI ALMEIDA/AFP
Imagem: VANDERLEI ALMEIDA/AFP

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

10/02/2017 11h00

A heroica classificação do Botafogo na Libertadores representou bons índices de audiência. Prova disso é que os dois jogos do Alvinegro contra o Colo-colo foram superiores aos números das transmissões dos duelos do Corinthians diante da Ferroviária (amistoso) e Caldense (Copa do Brasil).

No primeiro jogo, no estádio Nilton Santos, a Globo registrou 27 pontos de audiência. Na última quarta-feira, no Chile, o número foi ainda maior: 28. O Corinthians, por outro lado, teve 20 e 21, consequentemente.

O bom número deixou a globo em uma ‘sinuca de bico’ com a torcida do Botafogo. Isso porque a emissora decidiu transmitir todos os jogos do Flamengo na fase de grupo. Caso o Alvinegro chegue na mesma condição, todos os duelos serão exibidos apenas na televisão fechada.

Existe uma explicação. A Globo foi obrigada a tomar essa decisão antes da realização dos jogos do Botafogo na pré-Libertadores. Assim, a emissora teria que correr o risco de comprar os direitos do time de General Severiano sem mesmo saber se a equipe estaria classificada para essa etapa da competição.

Vale ressaltar que o Botafogo ainda terá que passar pelo Olímpia (Paraguai) para chegar à fase de grupo. Os dois jogos do Alvinegro na terceira fase estão confirmados e terão transmissão da Globo.

O Alvinegro, porém, terá que mudar a chave da Libertadores já que terá duelo pelo Carioca neste domingo. O adversário é o Flamengo também no Nilton Santos.