Topo

Fragilidade de Luan e boa fase de Pedro Rocha podem frear Barrios no Grêmio

Lucas Barrios tenta driblar Uendel em sua estreia pelo Grêmio - Lucas Uebel/Grêmio
Lucas Barrios tenta driblar Uendel em sua estreia pelo Grêmio Imagem: Lucas Uebel/Grêmio

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

05/03/2017 10h00

Lucas Barrios não terá vida fácil para se tornar titular do Grêmio. Mesmo com a reconhecida qualidade, o centroavante da seleção do Paraguai tem inimigos fortalecidos no Gre-Nal para virar absoluto do time. A fragilidade defensiva de Luan e a boa fase de Pedro Rocha aliado ao melhor momento de Miller Bolaños podem frear o camisa 18. 

No clássico Gre-Nal, foram estes os motivos de Renato Gaúcho para 'segurar' Barrios. O treinador ponderou as características do Inter e as peças que tinha em mãos. Preferiu colocar o ex-palmeirense apenas na etapa final. 
 
"Tive alguns motivos. Primeiro, manter o entrosamento do time. Temos uma forma de jogar. Além disso, o William é um lateral que apoia bastante e um ótimo jogador. Se eu colocasse o Barrios, teria que utilizar o Luan aberto e ele não tem essa características de sair atrás de lateral. Foi por isso que o Barrios não começou", disse Portaluppi. 
 
E em campo, a escolha por Pedro Rocha mostrou-se correta. Principalmente no primeiro tempo, quando dos pés do rápido ponteiro veio o passe para Miller Bolaños abrir o placar. Com Pedro, ainda, William praticamente não avançou e o Grêmio criou as principais oportunidades de jogo. No começo da partida, inclusive, um drible em Paulão, que chegava de carrinho, por pouco não virou pênalti. 
 
A entrada de Barrios acarretaria uma mudança de estilo de jogo. Um centroavante fixo ocasionaria a saída de Pedro Rocha, o deslocamento de Luan ou ainda a saída de Bolaños. Porém o equatoriano mostra atualmente o melhor de seu futebol e não está sequer cotado para deixar a equipe. 
 
"O Barrios ainda não conhece os companheiros, principalmente a característica de jogo de cada um. E isso é muito importante em campo. Mas é o que eu falo para vocês: é importante o treinador poder mudar o esquema durante a partida. Independente de quem comece jogando", salientou o técnico. 
 
Para a partida contra o Zamora, na quinta-feira, pela Libertadores, Barrios será novamente dúvida. Sua entrada não está descartada, mas também não é uma tendência neste momento. 
 
O Grêmio deve contar com o regresso do volante Maicon. Fora do Gre-Nal por conta de um desconforto na panturrilha direita, o marcador recuperará espaço na competição mais importante. 
 
O elenco gremista se reapresenta apenas na segunda-feira e inicia preparação para este confronto, marcado para as 19h30 (de Brasília).