Topo

Atlético-PR abre fase de grupos da Libertadores celebrando 1 ano de Autuori

GUILLERMO MUNOZ/AFP
Imagem: GUILLERMO MUNOZ/AFP

Napoleão de Almeida

Colaboração para o UOL, em Curitiba

07/03/2017 12h12

O primeiro brasileiro a entrar em campo na fase de grupos da Copa Libertadores será o Atlético Paranaense. Nesta terça (07), às 21h (horário de Brasília), o Furacão recebe o Universidad Católica do Chile pela primeira rodada da nova etapa.

Para seis torcidas brasileiras, a competição começa apenas agora; para os rubro-negros – e também o Botafogo – é apenas uma nova etapa. Na Baixada, celebra-se o cumprimento de mais uma fase no que se chama de "Projeto Mundial" e o símbolo disso é a estabilidade de Paulo Autuori no cargo: um ano à frente da equipe.

Autuori fará contra o Católica o seu 68º jogo no comando da equipe (excluindo a partida recente contra o Foz, 0 a 1, em que o time foi comandado por Bruno Pivetti). Em 2016, ele ajudou o time a conquistar o título do Estadual, o vice da Primeira Liga e a classificação para a Libertadores, com o 6º lugar no Brasileirão. Resultados que renderam propostas ao técnico, que optou por estabelecer morada no CT do Caju e chefiar o plano de chegar ao título mundial em 10 anos.

"Eu vejo futuro, vejo coerência. Aqui no Brasil com propostas de maior visibilidade, não me fizeram nem piscar. Se eu sair daqui amanhã, vou continuar falando bem. No Brasil é isso aí, tudo por resultados. Ganhar pra mim é importantíssimo, mas não é tudo na vida. Quem é vitorioso não precisa ficar dizendo que é vitorioso. Dentro dessa ideia, eu estou satisfeito em fazer um ano. Vou dar o meu máximo sempre, para corresponder à expectativa daqueles que acreditam no meu trabalho”, declarou Autuori.

Para o técnico, a nova fase trará novas estratégias a cada partida. Agora não se joga o fim da linha na competição. "As dificuldades serão as mesmas. Equipes de qualidade e tradição. Mas é um outro tipo de competição nesse momento. Mais tarde, aqueles que se classificarem voltarão a se enfrentar em eliminatória. Então nesse momento você não vai definir tudo em dois jogos. São seis a serem jogados, sem o peso do gol sofrido em casa. Você tem que somar os pontos pra se classificar", analisou.

Ele vê um Atlético mais forte para essa etapa: "As equipes que tiveram que entrar logo nessa disputa tiveram pouco tempo de treino. Nós vamos chegar mais fortalecidos pela classificação e mais treinados. Vamos aguardar e ver, espero que a equipe possa fazer um grande jogo."

Autuori não conta com Grafite, suspenso após levar três cartões amarelos nas duas primeiras fases da competição. Ele deve ser substituído por Pablo, uma vez que Eduardo da Silva, recém-contratado, não tem condições físicas de jogar a partida toda, segundo Autuori.

Adversário em baixa

O Universidad Católica chegará à Arena da Baixada com a crise rondando sua porta. O atual campeão chileno é o vice-lanterna da competição nacional, com apenas uma vitória em cinco jogos. Perdeu as últimas quatro partidas, incluindo o clássico com o Colo-Colo no último domingo (2 a 0). Fundado em 1937, o Católica tem no currículo um vice-campeonato da Libertadores, assim como o Atlético. A dupla também foi derrotada pelo mesmo adversário na final: o São Paulo.

O Católica ainda é o terceiro maior campeão nacional com 12 taças, atrás de Colo-Colo (31) e Universidad de Chile (17). Os Cruzados, como são conhecidos, são comandados por Mario Salas, ex-volante da seleção chilena. O jogador mais conhecido da equipe é Santiago "El Tanque" Silva, atacante de 36 anos que defendeu o Corinthians em 2002.

FICHA TÉCNICA

Atlético-PR x Universidad Católica-CHI
Data: 07/03/2017
Local: Arena da Baixada, Curitiba (BRA)
Hora: 21h (de Brasília)
Arbitro: Ulisses Mereles (PAR)

Atlético-PR: Weverton; Jonathan, Paulo André, Thiago Heleno e Sidicley; Otávio, Lucho González e Carlos Alberto; Felipe Gedoz, Nikão e Pablo. Técnico: Paulo Autuori.

Universidad Católica: Toselli; Maripán, Lanaro e Parot; Lobos, Fuenzalida, Kalinski, Fuentes e Cordero; Buonanotte e Santiago Silva. Técnico: Mário Salas.