Topo

Libertadores - 2019

Dono de recorde, Atlético busca a 2ª vitória na Argentina pela Libertadores

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

08/03/2017 04h00

Somente uma vez na história da Copa Libertadores uma equipe estrangeira conseguiu fazer cinco gols num clube argentino atuando na Argentina. Isso aconteceu em 2013 e o Atlético-MG foi o responsável pela façanha. Conduzido por Ronaldinho e com Bernard em uma jornada inspirada, o time mineiro venceu o Arsenal por 5 a 2, no estádio Julio Grondona.

O jogo valia pela segunda rodada do Grupo 3. O Atlético havia batido o São Paulo na estreia, por 2 a 1. Empolgados com a equipe vice-campeã nacional no ano anterior e com o retorno à Libertadores, após 12 anos ausentes, os atleticanos invadiram o estádio do Arsenal. Cerca de quatro mil brasileiros acompanharam a partida que segue como um recorde na Libertadores até hoje.

Embora a noite fosse atleticana, foi o time da casa que abriu o placar, com Julio Furc, logo no primeiro minuto de jogo. Não demorou muito e o Atlético empatou com Bernard, após lindo passe de Ronaldinho, aos 7 minutos. Ainda no primeiro o Atlético virou, com Diego Tardelli e Jô. Nicolás Aguirre descontou ainda na etapa inicial. A vitória foi confirmada com mais dois de Bernard no segundo tempo, aos 8 e aos 13 minutos. Ronaldinho ainda perdeu um pênalti, acertando o travessão.

Aquela vitória no dia 26 de fevereiro embalou o time, que fechou o grupo 3 na liderança, com 15 pontos e sempre decidindo as fases seguintes em Belo Horizonte, o que foi determinante para conquista da América.

Embora seja o time que impôs a maior derrota a um clube argentino como local numa partida válida pela Libertadores, o Atlético não tem um bom retrospecto atuando no país vizinho em jogos pela principal competição do continente. A goleada sobre o Arsenal foi a única vez que o Atlético venceu uma partida na Argentina pela Libertadores.

Em 1978, na segunda vez que disputou o torneio continental, o Atlético avançou até a fase semifinal, que era disputada por três equipes. O clube brasileiro caiu no grupo de River Plate e Boca Juniors e acabou derrotado nas duas vezes em que atuou em Buenos Aires, por 1 a 0 e 3 a 1, respectivamente.

Também na edição de 2013, além do Arsenal, o Atlético visitou o Newell’s Old Boys, pela semifinal. No jogo de ida, em Rosário, a equipe argentina venceu por 2 a 0. Na volta, com gols de Bernard e Guilherme, após o apagão no Independência, o Atlético devolveu o placar e chegou à final após vencer a disputa de pênaltis, por 3 a 2, com Victor defendendo a cobrança de Maxi Rodríguez.

A última vez do Atlético na Argentina, pela Libertadores, foi no ano passado. Empate sem gols com o Racing, pelas oitavas de final, no Estádio Cilindro. Na volta, no Independência, o Atlético venceu por 2 a 1 e avançou de fase.

Nesta noite, às 19h30, o Godoy Cruz vai se tornar o sexto time argentino a enfrentar o Atlético pela Copa Libertadores. A partida vai acontecer no Estádio Malvinas Argentinas, em Mendonza e marca a abertura do grupo 6 da competição continental.

FICHA TÉCNICA
GODOY CRUZ (ARG) X ATLÉTICO-MG

Data: 8 de março de 2017, quarta-feira
Horário: 19h30 (de Brasília)
Motivo: 1ª rodada do grupo 6 da Copa Libertadores
Local: Estádio Malvinas Argentinas, em Mendonza (ARG)
Árbitro: Wilson Lamouroux (COL)
Assistentes: Eduardo Diaz e John Alexander Leon (ambos colombianos)

GODOY CRUZ:
Rey, Viera, Serrano e Olivares; Garro, Henríquez, Fernández, Giménez e Benítez; González e Correa.
Técnico: Lucas Bernardi.

ATLÉTICO-MG: Giovanni, Marcos Rocha, Leonardo Silva, Gabriel e Fábio Santos; Rafael Carioca, Elias, Danilo, Otero e Robinho; Fred.
Técnico: Roger Machado