Edu Dracena cresce na ausência de Mina e vira pilar palmeirense em 2017

José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo (SP)

A preocupação palmeirense pela ausência do suspenso Yerry Mina nesta quarta, dia da estreia do atual campeão brasileiro na Copa Libertadores da América, se contrapõe ao desempenho do substituto. O veterano Edu Dracena, aos 35 anos, cresceu na ausência do colombiano e tornou-se uma referência no sistema defensivo em 2017.

Elogiado publicamente por Eduardo Baptista e escolhido como o último palmeirense a falar antes do embarque para a Argentina, ocorrido na noite da última segunda-feira, Edu Dracena tem aparecido com destaque nas estatísticas durante o Paulista.

Dentro do Palmeiras, o veterano é o zagueiro com mais rebatidas – 58, sete a mais do que o companheiro Vitor Hugo. Edu Dracena também nem aparece entre os dez atletas mais faltosos do time na competição estadual, além de ser o quinto em passes certos (172). Os números são do Footstats.

O impacto de Edu Dracena transcende os gramados. Um dos mais experientes jogadores do elenco, o zagueiro carrega a experiência de até ter conquistado a Copa Libertadores da América. Em 2011, pelo Santos, levantou a taça após decisão contra o Peñarol, adversário do Palmeiras nesta fase de grupos.

As conversas com os mais jovens, especialmente nos dias anteriores à estreia palmeirense, tomam parte da rotina do defensor, que, até mesmo publicamente, trata de expor dicas a todo o elenco.

"A Libertadores mostra que não adianta ter um excelente time se não brigar. O jogo vai ser mais de briga do que técnica", disse na última segunda-feira, horas antes da viagem a San Miguel de Tucumán.

"Vale todo artifício na mão. De repente, na pressão, segurar um pouco o jogo, ter calma para cobrar lateral; vamos ter de saber nos adequar ao momento do jogo. Quando acelerar, quando acalmar", analisou.

Com a confiança do elenco, da comissão técnica e de torcedores – estes últimos, nas redes sociais, manifestam apoio ao veterano -, Edu Dracena encara novamente a realidade de protagonista com a ausência de Mina. Nesta quarta-feira, o camisa 3 será fundamental diante da esperada estreia palestrina na Libertadores.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos