Topo

Em família! Fla conta com 'irmão chileno' em 1ª batalha fora de casa

Torcedores chilenos do Flamengo prometem apoiar o time junto aos brasileiros - Divulgação/ Arquivo Pessoal
Torcedores chilenos do Flamengo prometem apoiar o time junto aos brasileiros Imagem: Divulgação/ Arquivo Pessoal

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

15/03/2017 04h00

O Flamengo tem um desafio e tanto pela frente nesta quarta-feira (15). Às 21h45 (de Brasília), o Rubro-negro encara a primeira batalha fora de casa na Copa Libertadores. Contra a Universidad Católica-CHI, os cariocas tentarão uma importante vitória no estádio San Carlos de Apoquindo, em Santiago. Todo o apoio para o duelo é bem-vindo, principalmente quando se está em família.

O clube mais popular do país tem um “irmão chileno”. Trata-se do Club Deportivo Flamengo, time amador de Santiago e fundado em homenagem ao dono de 40 milhões de torcedores. Os chilenos apaixonados pelo Rubro-negro estarão presentes no estádio ao lado dos amigos brasileiros. As partes se aproximaram no duelo do ano passado entre Flamengo e Palestino, pela Copa Sul-Americana. A sintonia foi imediata. O clube recebeu os torcedores na sede da Gávea em uma visita que contou com a participação do ídolo Adílio.

Os torcedores do 'irmão chileno' acompanharam o Flamengo em 2016 no Rio de Janeiro - Divulgação/ Arquivo Pessoal - Divulgação/ Arquivo Pessoal
Os torcedores do 'irmão chileno' acompanharam o Flamengo em 2016 no Rio de Janeiro
Imagem: Divulgação/ Arquivo Pessoal
Se a torcida da Universidad Católica esgotou os cerca de 10 mil ingressos, os flamenguistas correm em busca dos 984 bilhetes disponíveis aos visitantes. O apoio será incondicional, mesmo em minoria, mas a confraternização e o clima de Libertadores estarão presentes horas antes do importante jogo pelo Grupo 4 da competição continental.

Os sócios do Deportivo Flamengo idealizaram uma recepção aos brasileiros com um churrasco para pelo menos 120 pessoas. O clube chileno tem mais de 200 associados, escolinhas de futebol para crianças e disputa campeonatos amadores. Tudo com o objetivo final de propagar o nome do irmão famoso pelo país. A associação será homenageada pela diretoria do Flamengo no evento.

Os primeiros torcedores do Flamengo chegaram ao Chile na segunda-feira (13), outros desembarcaram na última terça-feira (14), enquanto a maior leva pisa em Santiago nesta quarta-feira (15) e vai direto para o encontro com a família chilena. Além dos apaixonados rubro-negros, o time de Zé Ricardo terá apoio extra na missão de tentar conquistar um importante triunfo longe do Rio de Janeiro.
Os torcedores do Flamengo viajaram ao Chile em diferentes grupos desde segunda-feira - Divulgação/ Arquivo Pessoal - Divulgação/ Arquivo Pessoal
Os torcedores do Flamengo viajaram ao Chile em diferentes grupos desde segunda-feira
Imagem: Divulgação/ Arquivo Pessoal
Mesmo em minoria, os rubro-negros se sentirão em casa e apostam na sintonia entre time e “torcida dobrada” para que o objetivo seja alcançado. “Não será um jogo fácil. Eles têm muita qualidade. A Universidad Católica luta até o final. É uma equipe bastante organizada e precisamos entrar concentrados”, afirmou Diego.

Depois da goleada por 4 a 0 sobre o San Lorenzo-ARG, o Flamengo pode ficar em situação razoavelmente tranquila no Grupo 4 em caso de triunfo. A Universidad Católica também vem empolgada para o duelo, já que arrancou um empate por 2 a 2 nos minutos finais contra o Atlético-PR. A partida promete fortes emoções para rubro-negros e chilenos, sejam eles torcedores da Católica ou acostumados com o amor à distância pelo clube da Gávea.
Quarto em pé (esquerda para direita), o vice-presidente Maurício Gomes de Mattos viajou - Divulgação/ Arquivo Pessoal - Divulgação/ Arquivo Pessoal
Quarto em pé (esquerda para direita), o vice-presidente Maurício Gomes de Mattos viajou
Imagem: Divulgação/ Arquivo Pessoal

UNIVERSIDAD CATÓLICA-CHI X FLAMENGO

Data/hora: 15/03/2017, às 21h45 (de Brasília)
Local: Estádio San Carlos de Apoquindo, em Santiago (Chile)
Árbitro: Diego Haro (PER)
Auxiliares: Coty Herrera (PER) e Jorge Luis Yupanqui (PER)

Universidad Católica-CHI
Toselli; Espinoza, Kuscevic, Lanaro e Parot; Fuentes, Kalinsky, Fuenzalida, Buonanotte e Noir; Santiago Silva
Técnico: Mario Sallas

Flamengo
Alex Muralha; Pará, Réver, Rafael Vaz e Trauco; Romulo, Willian Arão e Diego; Gabriel (Berrío), Everton e Guerrero
Técnico: Zé Ricardo