De virada, Chapecoense perde para o Lanús e embola grupo na Libertadores
A expectativa era de festa, mas a Chapecoense acabou conhecendo nesta quinta-feira sua primeira derrota na Copa Libertadores da América 2017. Jogando na Arena Condá, em Chapecó (SC), pela segunda rodada do Grupo 7, o time comandado por Vágner Mancini perdeu de virada para o Lanús por 3 a 1, deixando escapar a chance de se isolar na liderança da chave.
Os donos da casa - que jogaram com o uniforme reserva - saíram na frente, graças ao gol de Rossi. Entretanto, os visitantes - que jogaram com o uniforme principal - marcaram com Aguirre, Sand e Acosta. Foi a primeira derrota em casa da Chape em um torneio continental.
Pela Libertadores, os dois times voltam a entrar em campo apenas no dia 18 de abril - a Chape recebe o Nacional (Uruguai), enquanto o Lanús mede forças em casa com o Zulia (Venezuela). Neste domingo, porém, a Chape já volta a entrar em campo pelo Campeonato Catarinense: na Arena Condá, encara o Tubarão.
Em grupo embolado, Chape é lanterna, mas empata com líder
Passadas as duas primeiras rodadas do Grupo 7, os quatro times apresentam um retrospecto curioso: todos perderam em casa e venceram fora. A Chapecoense venceu o Zulia (2 a 1 na primeira rodada), que venceu Nacional (1 a 0 na segunda rodada), que venceu Lanús (1 a 0 na primeira rodada), que venceu a Chape.
O Lanus lidera pelo saldo de gols (+1), à frente de Zulia (saldo 0, dois gols marcados) e Nacional (saldo 0, um gol marcado). A Chape é lanterna (saldo -1).
A polêmica do uniforme
A Chape estrearia sua nova camisa verde nesta partida, a primeira em casa pela Libertadores. No entanto, por problemas de logística, o Lanús não trouxe seu uniforme reserva, branco. Para evitar problemas de logística, a Chape aceitou jogar com seu uniforme reserva, branco, em casa. A nova camisa verde foi exibida antes do jogo, vestida pelos atletas durante o cerimonial anterior ao pontapé inicial.

Baixa inesperada e Chape fazendo pressão
A Chapecoense começou o jogo queimando uma substituição de forma inesperada: aos 14 min, o volante Moisés, lesionado, deu lugar a Osman. Ainda assim, os donos da casa tiveram as primeiras boas chances. Aos 22 min, Rossi cruzou para Wellington Paulista, que não alcançou; mais tarde, aos 27 min, Reinaldo fez jogada individual pela esquerda, invadiu a área e cruzou, mas a bola saiu muito fechada e parou nas mãos do goleiro Andrada. O Lanús até equilibrou as ações, mas teve dificuldades para entrar na área.
Estreante, Rossi abre o placar no 2º tempo
Após o intervalo, a Chapecoense precisou de pouco tempo para abrir o placar. Aos 5 min, João Pedro errou o chute na entrada da área; no entanto, a bola sobrou na direita para Rossi, que dominou pela direita e bateu forte para fazer 1 a 0. Curiosamente, era o primeiro jogo dele na Copa Libertadores pela Chape - na primeira rodada, o camisa 7 se recuperava de uma catapora e ficou de fora do jogo contra o Zulia.

Mas Lanús reage rápido, empata... E vira!
A vantagem, entretanto, durou apenas três minutos. Aos 8 min do segundo tempo, em meio ao bate-rebate na área, Alejandro Silva levou a melhor pela direita e cruzou baixo para trás; Nicolás Aguirre apareceu sozinho e escorou para as redes. A situação da Chape piorou ainda mais aos 21 min, quando Lautaro Acosta arrancou pela esquerda, invadiu a área e foi derrubado por João Pedro - pênalti, que José Sand cobrou rasteiro e converteu.
Azedou: Lanús faz 3 a 1 e decide o jogo
Se havia chance de empate da Chape, a chance caiu por terra aos 35 min. Lautaro Acosta tabelou com com Velázques pela esquerda, invadiu a área e tocou na saída do goleiro Artur Moraes. A bola entrou mansamente no canto. Era o terceiro e último gol argentino na partida.
Derrota inédita da Chapecoense
A derrota foi a primeira da Chapecoense em casa na história de uma competição continental. Na Copa Sul-Americana de 2015, o time empatou com o Libertad (1 a 1) e venceu o River Plate (2 a 1) na Arena Condá; já na Sul-Americana de 2016, empatou com o Independiente (0 a 0), venceu o Junior Barranquilla (3 a 0) e empatou com o San Lorenzo (0 a 0). Ao todo, são duas vitórias, três empates e uma derrota em seis partidas.
FICHA TÉCNICA
Chapecoense 1 x 3 Lanús (Argentina)
Local: Arena Condá, em Chapecó (SC)
Data: 16 de março de 2017, quinta-feira
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Enrique Cáceres (Paraguai)
Gols: Rossi, aos 5 min do 2º tempo (CHP); Aguirre, aos 8 min do 2º tempo (LAN); Sand, aos 21 min do 2º tempo (LAN); Acosta, aos 35 min do 2º tempo (LAN)
Cartões amarelos: Osman, João Pedro e Rossi (CHP); Herrera (LAN)
Chapecoense: Artur Moraes; João Pedro, Douglas Grolli, Nathan e Reinaldo; Andrei Girotto, Moisés (Osman) e Luiz Antônio; Rossi, Wellington Paulista (Túlio de Melo) e Niltinho (Arthur Caike)
Técnico: Vagner Mancini
Lanús: Esteban Andrada; José Gómez, Luis Herrera, Diego Braghieri e Maxi Velázquez; Iván Marcone, Román Martínez e Nicolás Aguirre (Matías Rojas); Alejandro Silva (Nicolás Pasquini), José Sand (Germán Denis) e Lautaro Acosta
Técnico: Jorge Almirón
Seja o primeiro a comentar
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.