Topo

Refugos, surpresa e sinceridade. Quem é o adversário do Grêmio?

Deportes Iquique é líder do campeonato chileno e perdeu um jogo só neste ano - Divulgação
Deportes Iquique é líder do campeonato chileno e perdeu um jogo só neste ano Imagem: Divulgação

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

11/04/2017 12h00

O Deportes Iquique visita o Grêmio, nesta terça-feira (11), com números que impressionam, um time cheio de refugos de outros clubes e grande dose de sinceridade. Líder do Campeonato Chileno, o clube não esconde que o Tricolor é o grande favorito para o jogo válido pela segunda rodada do grupo 8 da Copa Libertadores.

No Chile, o Iquique tem nove jogos com cinco vitórias e quatro empates. Está no primeiro lugar com um ponto a mais que o vice, Colo-Colo. Na Libertadores, estreou com derrota em casa para o Guaraní-PAR, seu único tropeço na temporada. A falta de experiência em competição internacional foi o argumento para justificar o insucesso na estreia e a diferença em relação ao desempenho no campeonato nacional.

“Tenho de ser muito sincero e não posso mentir. Não temos muitas opções contra o Grêmio”, disse Jaime Vera, treinador do Iquique. “Nós estamos começando a conhecer a Libertadores”, completou.

Vera foi auxiliar de Claudio Borghi, ex-treinador da seleção do Chile. Do antigo chefe, herdou ideias como transição rápida da defesa para o ataque e uma linha defensiva forte fisicamente, mas não necessariamente leve e ágil.

Os ‘picados’ vingaram

Para chegar até a boa fase atual, o clube fundado em 1978 e reaberto profissionalmente em 2003 apostou em uma política de reforços diferente: vários jogadores formados em times maiores e que não vingaram. Chamados na língua espanhola de ‘picados’ no Brasil são os chamados "refugos".

São os casos de Bustamante, Rafael Caroca e Matias Riquero. No ataque, o destaque é Álvaro Ramos, 24 anos. Manuel Villalobos, 36 anos, é o centroavante reserva. Naranjo, goleiro titular, se lesionou e dará lugar a Brayan Cortéz. Na zaga, Mauricio Zenteno, ex-Universidad Católica, é a referência. O time aposta em um jogo fechado, com defesa sólida, e contra-ataque rápido pelos dois lados.

Grêmio e Deportes Iquique se enfrentam às 21h45min (Brasília). A partida de volta, entre os clubes, está marcada para 3 de maio, no Chile. Antes, o grupo 8 da Libertadores tem outra rodada e nela o Tricolor visita o Guaraní, no Paraguai, e o time chileno visita o Zamora-VEN.