Topo

Grêmio leva quase todo elenco ao Paraguai de olho em teste físico e foco

Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

18/04/2017 20h56

O Grêmio embarca para o Paraguai no final da noite desta terça-feira (18) com um fato atípico: 27 jogadores na delegação, que na quinta enfrenta o Guaraní, no estádio Defensores del Chaco. O elevado número de atletas chama atenção também pela restrição da Conmebol no banco de reservas, onde podem ficar no máximo sete opções. Mas uma reavaliação física minuciosa e a ideia de manter o elenco concentrado justificam a ação.

Apenas Dida, quarto goleiro, o lateral direito/volante Leonardo Gomes e o meia-atacante Beto da Silva ficaram fora da viagem. Eles completam a lista de 30 inscritos na Libertadores.

“Quem vai jogar? Tem 27 jogadores no avião, voo fretado. Vai todo mundo. Só 11 vão começar, na minha cabeça não tem dúvida alguma”, disse Renato em entrevista coletiva.

Com o voo fretado, sem ter que encaixar suas passagens em uma aeronave de carreira, o Grêmio resolveu botar o elenco todo na estrada. Além de manter os atletas em regime de concentração e com convivência em meio à série de decisões, a estratégia tem ligação com a parte física do grupo.

Depois de atuar sábado, terça e domingo o Grêmio ligou alerta para eventual desgaste de titulares importantes ou peças que podem atuar em mais de uma função. Nesta quarta-feira, o Tricolor deverá submeter o grupo a uma reavaliação física. Somente os atletas que não apresentarem dores ou fadiga acumulada serão liberados para atuar na noite de quinta.

Léo Moura é um dos nomes que motiva atenção. O lateral direito, que vem atuando como meia, tem 38 anos e teve destaque em partidas recentes do time no Gauchão e Libertadores. Outros nomes, com elevado número de jogos na temporada, também serão observados.

O cuidado é por conta da agenda. Depois de atuar na quinta-feira, às 19h30 (Brasília) em Assunção, o Grêmio volta a Porto Alegre na madrugada de sexta e entra em campo de novo no domingo, às 19h, contra o Novo Hamburgo no estádio do Vale. A partida vale vaga na final do Gauchão. Na quarta-feira que vem, o Tricolor recebe o Guaraní na Arena. E se avançar, começa a decidir o estadual três dias depois contra o ganhador do confronto entre Caxias e Inter.

A maratona ainda envolve jogo com o Deportes Iquique, no Chile, em meio aos jogos da final do Campeonato Gaúcho. Na semana seguinte ao segundo duelo decisivo, o Tricolor estreia no Campeonato Brasileiro.