Topo

Melhor campanha e aliviar maratona: O que vale Guaraní x Grêmio

Jefferson Bernardes/AFP
Imagem: Jefferson Bernardes/AFP

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

20/04/2017 04h00

O Grêmio enfrenta o Guaraní, nesta quinta-feira (20), com uma missão dupla. Além de buscar a liderança isolada do grupo 8 da Copa Libertadores, o Tricolor joga no estádio Defensores del Chaco, em Assunção, com o plano de aliviar a maratona de partidas que vem encarando. Para isso, Renato Gaúcho tem dois caminhos.

Preservar titulares visando a semifinal do Gauchão, no domingo, ou então vencer com força máxima, disparar no primeiro lugar e ficar mais folgado para o duelo da volta, em Porto Alegre, na próxima semana.

A estratégia já foi definida, mas não revelada. Uma das ações foi levar 27 jogadores até o Paraguai, mantendo mais opções para o caso de uma preservação e também aumentando o clima de decisão junto ao elenco.

Empatados com seis pontos, Guaraní e Grêmio brigam pela vantagem de avançar como campeão da chave. Nas oitavas de final, o vencedor de cada grupo decide o mata-mata em casa. De resto, nada muda por conta do sorteio de duelos – novidade no torneio organizado pela Conmebol a partir desta edição.

Como ainda tem mais três jogos no grupo 8 depois da partida desta quinta, o Grêmio define o duelo como não sendo vital. A posição também é por conta da situação no Gauchão, onde o Tricolor enfrenta o Novo Hamburgo e empatou em casa o jogo de ida da semifinal.

Léo Moura e Miller Bolaños puxam a fila dos jogadores que podem ser preservados. Kannemann, Marcelo Oliveira, Maicon e Ramiro também podem ser poupados.

“Nós entendemos que o grupo é homogêneo, temos substitutos à altura para os titulares. A reposição mantém o time em nível necessário”, disse Odorico Roman, vice de futebol.

FICHA TÉCNICA
GUARANÍ-PAR X GRÊMIO

Data e hora: 20/04/2017 (quinta-feira), às 19h30min (Brasília)
Local: estádio Defensores del Chaco, em Assunção (PAR)
Transmissão na TV: Sportv
Árbitro: Wilmar Roldán (COL)
Auxiliares: Alexander Guzman e Cristian de la Cruz (ambos colombianos)

GUARANÍ-PAR: Alfredo Aguilar; Carlos Rolón, Nery Bareiro, Luis Cabral e Marcelo Baez; Luis De la Cruz, Marcelo Palau, Juan Aguilar, Hernán Novick e Epifanio García; Néstor Camacho
Técnico: Daniel Garnero

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Edílson, Geromel (Thyere), Kannemann (Thyere) e Marcelo Oliveira (Cortez); Ramiro, Maicon (Michel), Luan (Everton), Gastón Fernández, Pedro Rocha ; Barrios
Técnico: Renato Gaúcho