Topo

Libertadores vira remédio para o Grêmio após queda no Gauchão

Grêmio divide liderança com o Guaraní-PAR, mas jogo desta quinta vale ainda mais - Jefferson Bernardes/AFP
Grêmio divide liderança com o Guaraní-PAR, mas jogo desta quinta vale ainda mais Imagem: Jefferson Bernardes/AFP

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

27/04/2017 04h00

A Copa Libertadores é o remédio para o Grêmio curar sua ressaca pós-Gauchão. Nesta quinta-feira (27), o Tricolor recebe o Guaraní-PAR pela quarta rodada do grupo 8 de olho em uma vitória que tem vários significados. A liderança da chave é o mais palpável deles, mas não para por aí. O lado anímico faz parte do pacote, assim como o aspecto tático.

Renato Gaúcho é respaldado pelos dirigentes, sem possibilidade de demissão ou conjectura nesse sentido, mas o desempenho do time tem oscilado além do desejado. Vencer o Guaraní é a saída para ‘virar a página’ de um início de ano com frustração pela eliminação precoce no Estadual.

“Vamos procurar a vitória para reerguer o nosso moral e a confiança dos torcedores”, disse o volante Ramiro. “É hora de esquecer. Só assim vamos melhorar o clima, buscando a vitória. Não é hora de baixar a cabeça, ano passado enfrentamos um período difícil e foi por algo assim, se questionando”, apontou Maicon.

Os altos e baixos da equipe chegaram também à Libertadores. No último jogo em casa pelo torneio, o Grêmio fez um primeiro tempo irretocável. O 3 a 0 em cima do Deportes Iquique-CHI terminou como 3 a 2. E o esboço de goleada terminou como rascunho de drama.

“Os jogos em casa tem de vencer. O Grêmio precisa confirmar os jogos para garantir a classificação. O Grêmio não tem opção, ou vence ou vence. Precisa do escore”, pontuou Romildo Bolzan Jr, presidente do Grêmio.

O jogo na Arena também é o reencontro com o Guaraní após a estratégia incomum do Grêmio. Na semana passada, em Assunção, o time gaúcho usou somente três titulares de olho na semifinal do Campeonato Gaúcho. O empate foi exaltado e a lesão de Edílson, contraída no domingo, usada como argumento para referendar a programação.

Grêmio e Guaraní-PAR dividem a liderança do grupo 8 da Libertadores com sete pontos. A equipe treinada por Renato Portaluppi leva vantagem no número de gols marcados. O Iquique, que venceu o Zamora-VEN por 4 a 3 na última terça-feira, vem logo depois com seis pontos.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO X GUARANÍ-PAR

Data e hora: 27/04/2017 (quinta-feira), às 21h45min (Brasília)
Local: Arena do Grêmio
Árbitro: Patrício Loustau (ARG)
Auxiliares: Hernan Maidana (ARG) e Gustavo Rossi (ARG)

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Léo Moura, Geromel, Kannemann e Marcelo Oliveira; Arthur, Maicon, Ramiro, Miller Bolaños e Pedro Rocha; Luan
Técnico: Renato Gaúcho

GUARANÍ-PAR: Alfredo Aguilar; Carlos Rolón, Nery Bareiro, Luis Cabral e Marcelo Baez; Luis De la Cruz, Juan Aguilar, Marcelo Palau e Hernán Novick; Epifanio García e Néstor Camacho
Técnico: Daniel Garnero