Topo

Barrios faz três, Grêmio goleia o Guarani-PAR e encaminha classificação

Lucas Barrios abriu o placar para o Grêmio contra o Guaraní - Ricardo Rímoli/AGIF
Lucas Barrios abriu o placar para o Grêmio contra o Guaraní Imagem: Ricardo Rímoli/AGIF

Do UOL, em Porto Alegre

27/04/2017 23h38

Lucas Barrios fez aquilo que o Grêmio espera desde sua chegada: definiu uma partida com gols.  Nesta quinta-feira (27), o ex-palmeirense marcou três  e foi peça fundamental na goleada por 4 a 1 diante do Guarani-PAR. O resultado encaminhou a vaga gremista na próxima fase. Clique aqui e veja os gols da partida. 

O Grêmio chegou aos 10 pontos. Contra 7 do Guarani-PAR, segundo colocado, e 6 do Deportes Iquique-CHI, terceiro. O quarto, Zamora-VEN, está eliminado e ainda não pontuou. Faltando duas rodadas para o fim da primeira fase no grupo 8, com mais um ponto o Tricolor está matematicamente classificado. Sendo que na última rodada encara o já eliminado Zamora, em casa.

Barrios foi fundamental. Fez tudo que se espera de um centroavante. No primeiro gol, recebeu cruzamento de Luan e contou com uma falha defensiva do time paraguaio para marcar. E no segundo gol, uma jogada tramada por Ramiro e Marcelo Oliveira acabou em passe rasteiro para ele dominar e tirar do goleiro Aguilar. No segundo tempo, bateu forte após receber de Lincoln. Foi substituído aos 35 da etapa final e aplaudido de pé pelos presentes. 

O Grêmio ainda perdeu um pênalti com Luan, ficou com um jogador a mais graças a expulsão de Camacho, e seguiu amplamente superior até o fim do jogo.

Arthur sai do banco e brilha

Além de Barrios, o jovem Arthur foi o jogador mais destacado do Grêmio. Ele saiu do banco, sofreu pênalti, cavou expulsão e coordenou as ações ofensivas do Grêmio com capacidade ímpar. 

Léo Moura falha na defesa

Léo Moura foi o destaque negativo do Tricolor. Falhou no gol do Guarani-PAR e errou outros lances na defesa. Deu uma assistência, em cobrança de escanteio, mas ficou longe de ter a melhor atuação. 

Três gols: Barrios começa a justificar investimento

Lucas Barrios marcou novamente. E três vezes. Contratado para ser o 'fazedor de gols' do Grêmio, o argentino naturalizado paraguaio resolveu o jogo ainda no primeiro tempo. Fez aos 7 e aos 28 sendo oportunista e mostrando qualidade de finalização. No segundo tempo, completou o chamado hat-trick ao fazer o terceiro gol. 

Grêmio domina, mas falha

O Grêmio dominava a partida e tinha controle absoluto. Com dois de Barrios, reflexo das únicas chances claras de gol no jogo, o Tricolor parecia com a partida encaminhada. Mas errou. Em um cruzamento aparentemente despretencioso, Léo Moura foi afastar com o peito e acabou fazendo contra. O gol recolocou o Guarani-PAR, que já parecia batido, no jogo.

Novo 'xodó' entra e sofre pênalti. Luan desperdiça

Com o Grêmio já na frente, Miller Bolaños levou a pior. Em um lance sem falta, sentiu uma possível lesão muscular. Sinalizou ao banco de reservas, tentou seguir no time mas não conseguiu. Precisou dar lugar a Arthur, novo xodó da torcida pelas boas atuações recentes. E Arthur foi quem sofreu o pênalti que foi batido por Luan e defendido por Aguilar.

Luan desperdiça pênalti contra o Guaraní pela Copa Libertadores - Jeferson Guareze/AGIF - Jeferson Guareze/AGIF
Imagem: Jeferson Guareze/AGIF

Agressão: Camacho é expulso

Arthur era destaque do jogo. Sofreu pênalti, a falta de amarelo para Pittoni, e passou a ser perseguido por adversários. No fim da etapa inicial, queria cobrar rápido uma falta que havia sofrido, tentou tirar a bola das mãos de Camacho, que se irritou. Fechou o punho e fez o movimento com o cotovelo acertando a cabeça do gremista. Foi expulso pelo árbitro.

3 a 1: Geromel no apagar das luzes

Aos 48 do segundo tempo, já com um a mais, o Grêmio conseguiu um escanteio. Todos já imaginavam o fim da etapa inicial com 2 a 1. Mas Pedro Geromel evitou. Cruzamento de Léo Moura na primeira trave, e o zagueiro entrou rápido para desviar e levar todos aos vestiários com 3 a 1 para o Tricolor.

Segundo tempo: domínio e outro gol

O Grêmio tinha um jogador a mais e o jogo definido. Tratou de trocar passes e administrar o resultado. Ainda encontrou tempo para Lucas Barrios fazer mais um e dar números finais ao jogo. 

Frio, greve e horário esvaziam Arena

O Grêmio esperava perto de 30 mil pessoas na Arena. Foram pouco mais de 21 mil. O frio da noite gaúcha, a greve geral que tira o transporte via trem para saída da Arena e o horário (21h45) foram as razões imediatas para

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 4 X 1 GUARANI-PAR


Data: 27/04/2017 (Quinta-feira)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Patrício Lostau
Auxiliares: Hernan Maidana e Gustavo Rossi
Renda: R$ 593.856,00
Público: 21.300 (total)
Cartões amarelos:  Pittoni (GUA); Arthur (GRE), Barrios (GRE);
Cartões vermelhos: Camacho (GUA)
Gols: Lucas Barrios, do Grêmio, aos 7 minutos, aos 28 minutos do primeiro tempo e aos 31 minutos do segundo tempo; Léo Moura, do Grêmio, contra, aos 34 minutos do primeiro tempo. Pedro Geromel, do Grêmio, aos 48 minutos do primeiro tempo;

GRÊMIO
Marcelo Grohe; Léo Moura, Pedro Geromel, Kannemann e Marcelo Oliveira; Jaílson, Ramiro, Bolaños (Arthur), Pedro Rocha e Luan (Lincoln); Barrios (Everton).
Técnico: Renato Gaúcho

GUARANI-PAR
Alfredo Aguilar; Rolón, Nery Bareiro, Cabral e Bartomeus; Palau, Juan Aguilar, Pittoni (Martinez), Marin (Contrera) e Camacho; Garcia (López).
Técnico: Daniel Garnero