Topo

Sem F. Melo, Thiago Santos ganha chance para justificar fama de 'monstro'

Thiago Santos ganha nova chance entre os titulares com a suspensão de Felipe Melo - Cesar Greco/Ag. Palmeiras
Thiago Santos ganha nova chance entre os titulares com a suspensão de Felipe Melo Imagem: Cesar Greco/Ag. Palmeiras

José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo (SP)

01/05/2017 04h00

A suspensão preventiva de Felipe Melo na Copa Libertadores da América obriga Eduardo Baptista a substituir uma das principais peças deste Palmeiras de 2017. A saída obrigatória do volante por três jogos na competição gerará uma nova oportunidade para Thiago Santos, um dos atletas mais antigos deste atual elenco alviverde.

Campeão da Copa do Brasil de 2015 e Brasileiro em 2016, Thiago Santos exerce a mesma função de proteção à primeira linha defensiva, assim como Felipe Melo. Quando precisou substituir o grande personagem palmeirense no ano, recebeu elogios fortes de Eduardo Baptista.

No clássico contra o São Paulo, por exemplo, que a comissão técnica avalia como uma das melhores exibições na temporada, Thiago Santos foi tratado como um ‘monstro’. A principal virtude do volante recai sobre o poder de marcação, função importante de Felipe Melo no time – o camisa 30 lidera o Palmeiras em desarmes na Libertadores (10) e no Paulista (31).

“O Thiago Santos foi um monstro. (...) Ele tinha duas, três funções de marcação, e nisso ele foi um monstro, deve ter roubado muita bola”, disse Eduardo Baptista depois da vitória por 3 a 0 sobre o São Paulo.

Nesta temporada foram 11 partidas de Thiago Santos, sendo duas pela competição sul-americana na qual o camisa 21 assumirá um papel de titular com a suspensão preventiva de Felipe Melo; o Palmeiras ainda trabalha para diminuir a pena do ex-atleta da seleção brasileira.

Enquanto o departamento jurídico quer reduzir o castigo de Felipe Melo, suspenso por acertar um soco após ser perseguido pelo uruguaio Mier, o Palmeiras trabalha desde sábado com a iminente escalação de Thiago Santos. No trabalho do dia a dia, a comissão técnica procura desenvolver a capacidade de passe, até então limitada no jogo do volante.

A evolução após quatro meses de trabalho, para Eduardo Baptista, é nítida e traz a segurança para Thiago Santos ocupar sem qualquer dúvida a vaga deixada por Felipe Melo.

“Muito se fala que ele só marca, não passa, mas hoje ele fez de novo o time jogar. Já foi importante na Argentina [contra o Tucumán]. Ele teve função tática que poucos perceberam. Hoje [jogo contra o São Paulo], ele tinha que jogar, não só marcar, e a gente fica feliz”, dissera, orgulhoso, o treinador, em março.

Entrosamento com Tchê Tchê

Thiago Santos Tchê Tchê Palmeiras - Cesar Greco/Ag. Palmeiras - Cesar Greco/Ag. Palmeiras
Inseparáveis, Thiago Santos e Tchê Tchê devem atuar uma sequência de jogos juntos
Imagem: Cesar Greco/Ag. Palmeiras

Fora a evolução técnica, Thiago Santos conta com o carinho do grupo para figurar como titular do Palmeiras nas próximas semanas. O volante é um dos atletas mais queridos dentro do elenco e também por torcedores. Na última quinta, por exemplo, passou um bom tempo tirando fotos com palmeirenses que receberam o time no Aeroporto de Guarulhos.

Dentro do elenco, Thiago Santos nutre um laço mais forte com Tchê Tchê. Os dois meio-campistas, que atuarão juntos no setor com a ausência de Felipe Melo, constantemente postam fotos e vídeos juntos, seja na concentração ou até mesmo fora da rotina de trabalho na Academia de Futebol.

Thiago Santos figura constantemente nas redes sociais de Tchê Tchê ‘pagando apostas’. No tênis de mesa, no vídeo-game ou no carteado, o volante sofre um ‘bullyng’ exposto do companheiro.

As brincadeiras constantes marcam a relação dos dois meio-campistas. Thiago Santos, mesmo dono de uma expressão mais fechada nos trabalhos abertos, também gosta de tirar sarro de Tchê Tchê; até uma gravação da TV Palmeiras, com o camisa 8, foi interrompida pelo substituto de Felipe Melo.

Inseparáveis, Thiago Santos e Tchê Tchê agora levarão para campo o entrosamento fora das quatro linhas. O primeiro teste ocorrerá nesta quarta-feira, na Bolívia, diante do Jorge Wilstermann, pela quinta rodada da fase de grupos da Copa Libertadores da América.