Com erros da defesa, Botafogo perde em casa e vê Barcelona-EQU avançar

Do UOL, em São Paulo

  • Thiago Ribeiro/AGIF

    Pimpão lamenta chance perdida; Botafogo teve atuação pouco inspirada

    Pimpão lamenta chance perdida; Botafogo teve atuação pouco inspirada

O Botafogo perdeu sua invencibilidade na fase de grupos da Copa Libertadores nesta terça-feira (2). Com falhas do setor defensivo, a equipe carioca foi derrotada por 2 a 0 pelo Barcelona de Guayaquil, no estádio Nilton Santos, e viu o time equatoriano se garantir como o primeiro dos 16 classificados para as oitavas de final. Clique aqui e veja os gols da partida.

A situação no Grupo 1 agora é a seguinte: o Barcelona lidera com 10 pontos e o Botafogo aparece em segundo com sete. No outro jogo da chave, o atual campeão, o Atlético Nacional-COL, goleou o Estudiantes-ARG por 4 a 1 – os dois times aparecem com três pontos. Clique aqui e veja os gols do jogo na Colômbia.

O Botafogo volta a jogar em casa em 18 de maio, contra o Atlético Nacional, e fecha sua participação na fase de grupos contra o Estudiantes, em La Plata, em 25 de maio.

Foi bem: Ayoví

Thiago Ribeiro/AGIF

O ponta esquerda do Barcelona infernizou a defesa do Botafogo com sua velocidade. Ayoví fez o primeiro gol deixando Carli na saudade e se infiltrou constantemente na zaga alvinegra, que teve falhas de posicionamento e recuperação durante todo o primeiro tempo.

Foi mal: Joel Carli

O zagueiro botafoguense teve sua falta de velocidade exposta pelo veloz ataque do Barcelona. Não conseguiu alcançar Ayoví no primeiro gol e nem tentou acompanhar Álvez no segundo. Quando o time equatoriano se aproximou trocando passes em velocidade e Carli precisou sair da área para combater, também foi mal.

Botafogo é envolvido e defesa falha

Luciano Belford/AGIF

O Barcelona se sentiu mais à vontade desde o início do jogo. Fazendo uma marcação forte e solidária e usando muita velocidade no contra-ataque, levou vários problemas ao Botafogo. Para piorar, a defesa alvinegra contribuiu: no primeiro gol, Emerson "esqueceu" da marcação a Ayoví, e Carli não conseguiu alcançar o atacante; no segundo, os zagueiros e o goleiro Gatito se atrapalharam em uma bola longa e permitiram que Álvez ficasse com o gol aberto para aumentar.

Lentidão no ataque alvinegro

Luciano Belford/AGIF

Se na defesa as coisas foram mal, no ataque o Botafogo também não se saiu muito melhor. Camilo aparentou estar longe da forma física ideal, contribuiu pouco e saiu no intervalo para a entrada de Roger. Com pouca aproximação entre os setores, os cariocas mal ameaçaram no primeiro tempo. Na melhor chance, Guilherme saiu na cara do gol, mas demorou para finalizar e acabou desarmado.

Jair muda e time melhora no segundo tempo

Thiago Ribeiro/AGIF

Perdendo por 2 a 0, o técnico Jair Ventura mudou duas vezes já no intervalo: Roger entrou na vaga de Camilo, deixando o Botafogo com dois centroavantes, e Marcelo substituiu Emerson Silva na defesa. O time carioca tomou conta da posse de bola, passou a jogar no campo do rival e pressionou em busca do empate, principalmente com cruzamentos. Mas faltou inspiração dos jogadores de frente, e o Barcelona confirmou a vitória sem maiores problemas.

FICHA TÉCNICA

Botafogo 0 x 2 Barcelona-EQU

Local: Estádio Nilton Santos, Rio de Janeiro (RJ)
Data: 02/05/2017
Horário: 21h45 (de Brasília)
Público: 34.034
Árbitro: Mario Díaz de Vivar (Paraguai)

Gols: Ayoví, aos 6, e Jonatan Álvez, aos 23 minutos do 1º tempo
Cartões amarelos: Airton, Marcelo e Rodrigo Pimpão (Botafogo); Calderón, Velasco e Pineida (Barcelona)

Botafogo: Gatito Fernández; Emerson, Joel Carli, Emerson Silva (Marcelo) e Victor Luís; João Paulo e Airton (Fernandes); Rodrigo Pimpão, Camilo (Roger) e Guilherme; Sassá. Técnico: Jair Ventura

Barcelona-EQU: Banguera; Velasco, Aimar, Arreaga e Pineida; Gabriel Marques e Calderón (Segundo Castillo); Valencia (Erick Castillo), Alemán (Ariel) e Ayoví; Jonatan Álvez. Técnico: Guillermo Almada

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos