Topo

Com contrato no fim, Sassá adia renovação e usa Libertadores como vitrine

Sassá quer se valorizar na Libertadores para conseguir renovação mais vantajosa - Rodrigo Buendía/AFP Photo
Sassá quer se valorizar na Libertadores para conseguir renovação mais vantajosa Imagem: Rodrigo Buendía/AFP Photo

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

02/05/2017 04h00

O contrato de Sassá com o Botafogo acaba em dezembro. A partir do dia 1º de julho, o atacante já poderá assinar um pré-contrato com qualquer clube sem que o Alvinegro tenha direito a receber qualquer quantia. O UOL Esporte apurou, no entanto, que o jogador não tem qualquer pressa para definir o futuro. Nem para renovar com o time de General Severiano, nem para fechar com uma nova casa.

O objetivo de Sassá é esperar a participação do Botafogo na Libertadores da América. Nesta terça-feira, às 21h45, o time encara o Barcelona de Guayaquil-EQU, no Nilton Santos (Engenhão). Somente após a competição internacional é que ele e seu empresário pensarão no que fazer com a carreira. A situação é clara para o estafe do atleta: a prioridade é fazer gols e ter grandes atuações.

Se isso ocorrer, Sassá ficará mais valorizado no mercado da bola e terá condição de abocanhar uma proposta ainda melhor. Isso, porém, não impede o telefone do empresário do atleta de tocar. Até agora foram muitas sondagens e nenhuma proposta, segundo Lucas Mineiro e o próprio Botafogo. 

O futuro de Sassá só será definido antes disso em caso de proposta irrecusável, o que não aconteceu até o momento. O CSKA-RUSS, mesmo time que levou Vitinho, está de olho no atacante, mas ainda não virou proposta.

O Botafogo já percebeu a situação. Por mais que tenha o objetivo de renovar o quanto antes, agora terá de jogar com as cartas que estão na mesa. Fica evidenciado o erro de planejamento da diretoria, que perdeu a oportunidade de ampliar o vínculo bem antes de se encontrar na atual situação.

A situação é semelhante com a que ocorreu com o próprio Vitinho no clube. Mesmo com outra diretoria, a prática se repete. O Botafogo decidiu valorizar o atleta tarde demais e viu o outro lado, valorizado no mercado, sem tanto interesse em aceitar a renovação, com aumento salarial, de cara. 

A diferença é que Vitinho, para piorar, ainda recebeu uma proposta irrecusável (cerca de 10 milhões de euros, cerca de R$ 30 milhões na época). Sassá foi sondado, mas nenhuma documento oficial chegou, o que o mantém no Botafogo. Para piorar, o Alvinegro não tem condição financeira para brigar com clubes do exterior e até mesmo alguns do Brasil.

Vale lembrar que a situação de Sassá não é única no clube. Emerson Santos e Airton também têm contrato se encerrando em dezembro e ainda não chegaram a um acordo. O zagueiro pede luvas e um salário alto e mantém conversas com a diretoria. Situação semelhante do volante, que está mais próximo da assinatura.

BOTAFOGO X BARCELONA-EQU

Data e hora: 05/05/2017, terça-feira, às 21h45 (horário de Brasília)
Local: Estádio Nilton Santos (Engenhão), Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Mário Diaz de Vivar (PAR)
Auxiliares: Milciades Saldivar e Carlos Caceres

BOTAFOGO
Gatito; Emerson Santos, Joel Carli, Emerson Silva e Victor Luis; Airton, João Paulo, Camilo e Rodrigo Pimpão; Guilherme e Sassá.
Técnico: Jair Ventura

BARCELONA-EQU
Banguera; Tito Valencia, Darío Aimar, Mena e Pineida; Gabriel Marques, Calderón, Alemán e Arroyo; Ayovi e Jonatan Alvez.
Técnico: Guillermo Almada