Grêmio liga alerta para altitude no Chile e torce por clima favorável

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

  • Lucas Uebel/Divulgação Grêmio

    Marcelo Grohe deve receber instruções específicas para atuar a 2.260 metros

    Marcelo Grohe deve receber instruções específicas para atuar a 2.260 metros

A altitude de Calama, no deserto chileno, preocupa o Grêmio para o jogo diante do Deportes Iquique, pela quinta rodada do grupo 8 da Libertadores. Os efeitos do ar ao pé da cordilheira dos Andes, as dimensões do gramado e até o clima surgem como aspectos que o Tricolor passa a considerar para o jogo que pode carimbar vaga nas oitavas de final.

A preocupação recai especialmente sobre a atuação dos goleiros. A ideia é realizar testes com a bola para organizar estratégia e orientação específica a Marcelo Grohe.

"A forma de trabalhar em alturas maiores ou menores não muda muito. Vamos tentar fazer tiros de longa distância para ver como a bola se porta. A reação até chegar ao goleiro", conta Rogério Godoy, treinador de goleiros do Grêmio. "Vamos realizar exercícios de cruzamentos e tiros de longa distância para ver a velocidade da bola, especialmente", completou.

Lucas Uebel/Grêmio

Capital da província de El Loa, na região de Antofagasta, Calama recebe o Grêmio por um convênio do Iquique com a prefeitura local. O estádio do clube não tem capacidade mínima para receber as partidas da Libertadores.

Assim, o Tricolor terá de encarar os 2.264 metros acima do nível do mar. Se o jogo fosse marcado para Iquique, a altitude seria quase nula: 30 metros acima do nível do mar.

"A gente vai conhecer o gramado na véspera do jogo, isso ajuda bastante. A previsão do tempo também ajuda. Conforme o clima, vamos poder nos ambientar mais", explica Godoy.

O clima, aliás, é um fator que não será desconsiderado. Por mais que chuva ou vento não interfiram diretamente nos efeitos da altitude, a umidade é vista como aliada para uma melhor adaptação as específicas características da região.

"O tempo úmido pode ajudar mais, seria mais prazeroso. Não altera a velocidade da bola, mas o clima úmido seria melhor para trabalhar", aponta Rogério Godoy.

O Grêmio enfrenta o Deportes Iquique-CHI na quarta-feira, às 19h30 (Brasília). Com um empate, o time garante classificação às oitavas de final. Se vencer, continua na briga pela melhor campanha da fase de grupos.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos