Topo

Conexão Rio-Curitiba: Flamengo joga e "seca" por vaga na Libertadores

Os torcedores do Fla estiveram em Curitiba na semana passada: noite de torcida dupla - Gilvan de Souza/ Flamengo
Os torcedores do Fla estiveram em Curitiba na semana passada: noite de torcida dupla Imagem: Gilvan de Souza/ Flamengo

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

03/05/2017 04h00

O Flamengo tem uma decisão pela frente nesta quarta-feira (3). Diante de um Maracanã lotado para os padrões atuais, o Rubro-negro encara a Universidad Católica-CHI, às 21h45 (de Brasília), em busca da vaga antecipada nas oitavas de final da Copa Libertadores. Porém, não basta apenas fazer a sua parte. A noite será de intensa conexão Rio-Curitiba.

Para avançar no Grupo 4 da competição Sul-Americana, o Flamengo precisa vencer os chilenos em casa e torcer para que o San Lorenzo-ARG não derrote o Atlético-PR, às 21h (de Brasília), na Arena da Baixada. Um empate já será suficiente.

Se os Rubro-negros vencerem no Rio de Janeiro e em Curitiba, os dois estarão com as respectivas classificações garantidas na Copa Libertadores. No Flamengo, antecipar a vaga em uma rodada é considerado fundamental, pois tiraria a pressão do duelo fora de casa contra os argentinos do San Lorenzo e exorcizaria um fantasma que assombra os cariocas.

É inegável que as eliminações recentes na primeira fase colocam pressão extra no elenco. Cheio de expectativas, o Flamengo naufragou precocemente em 2002, 2012 e 2014. A última boa campanha foi em 2010, quando o time caiu nas quartas.

“Sempre escutamos falar. As pessoas comentam e nos cobram sobre isso. Jogar no Flamengo tem essa responsabilidade. Só dependemos de nós e temos tudo para sair classificados. O grupo quer algo a mais e decidimos que entraremos para a história esse ano”, afirmou o zagueiro Rafael Vaz.

Desempenho em casa é trunfo do Rubro-negro

Torcida Flamengo - Staff Image / Flamengo - Staff Image / Flamengo
A torcida do Flamengo tem feito a diferença nos jogos em casa pela Copa Libertadores
Imagem: Staff Image / Flamengo
Em quatro jogos na Copa Libertadores, o Flamengo soma duas vitórias e duas derrotas. Os triunfos foram conquistados no Maracanã, com boas atuações contra San Lorenzo (4 x 0) e Atlético-PR (2 x 1). A química entre time e torcida tem funcionado, o que é visto como ponto positivo pelos profissionais rubro-negros.

“É uma verdadeira final. Podemos sacramentar a nossa classificação. Vamos dar a vida diante de 60, 70 mil torcedores. O objetivo é comemorar a vaga. Sou Flamengo desde berço e fico bastante ansioso. É uma emoção enorme”, comentou Pará.

Flamengo tem quatro desfalques importantes

Berrío - Ivan Alvarado/Reuters - Ivan Alvarado/Reuters
Berrío foi expulso em lance com Parot, da U. Católica: último jogo de suspensão
Imagem: Ivan Alvarado/Reuters
O técnico Zé Ricardo tem problemas consideráveis para escalar o Flamengo. Berrío (suspenso), Diego (em recuperação de cirurgia no joelho) e Donatti (lesão na panturrilha) estão fora do compromisso. O volante Romulo sofreu uma entorse no joelho direito e também foi vetado pelo departamento médico.

A principal esperança está em mais uma atuação de destaque do peruano Paolo Guerrero. Zé Ricardo não revelou a escalação, mas a tendência é a de que Mancuello entre no meio de campo, com Trauco ou Gabriel responsáveis por uma das pontas do ataque.

Clube estreia novo uniforme, inspirado nos anos 80

Diego - Divulgação - Divulgação
O meia Diego foi o principal modelo do lançamento da nova camisa do Flamengo
Imagem: Divulgação
O jogo fundamental no Maracanã terá outro atrativo para os torcedores do Flamengo. O novo uniforme do clube será utilizado pela primeira vez pelos jogadores. Baseada nos modelos dos anos 1980 - década mais vitoriosa do Rubro-negro -, a camisa tem listras horizontais mais largas nas cores vermelho e preta.

O novo uniforme da coleção 2017/2018 já está disponível aos torcedores. O preço é de R$ 249,99 (adulto) e R$ 229,99 (versões feminina e infantil).

FLAMENGO X UNIVERSIDAD CATÓLICA-CHI

Data/hora: 03/05/2017, às 21h45 (de Brasília)
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Victor Carrillo (PER)
Auxiliares: Raul Lopez Cruz (PER) e Victor Raez (PER)

Flamengo
Alex Muralha; Pará, Réver, Rafael Vaz e Trauco; Márcio Araújo, Willian Arão e Mancuello; Everton, Gabriel (Renê) e Guerrero
Técnico: Zé Ricardo

Universidad Católica-CHI
Toseli; Espinosa, Maripan, Álvarez e Parot; Fuentes, Kalinski; Fuenzalida, Buonanote e Noir; Santiago Silva
Técnico: Mario Salas