Topo

Santos vence Santa Fe no sufoco e mantém liderança na Libertadores

Jogadores do Santos comemoram primeiro gol do Santos no Pacaembu - AFP / NELSON ALMEIDA
Jogadores do Santos comemoram primeiro gol do Santos no Pacaembu Imagem: AFP / NELSON ALMEIDA

Do UOL, em Santos (SP)

04/05/2017 23h37

O Santos vence o Santa Fe por 3 a 2 nesta quinta-feira, no estádio do Pacaembu, em jogo válido pela quarta rodada do Grupo 2 da Copa Libertadores da América. O alvinegro praiano passou sufoco e só marcou o gol da vitória aos 33 minutos do segundo tempo, com o zagueiro Lucas Veríssimo. Ricardo Oliveira e Vitor Bueno marcaram os outros gols do time. Com bastante chuva no final, o defensor santista ainda salvou o gol de empate do time colombiano nos minutos finais.  Clique aqui e veja os gols da partida.

Com a vitória, o Santos mantém a liderança do Grupo 2 da competição continental, com 8 pontos ganhos. O The Strongest, com a vitória contra o Sporting Crystal, assumiu a segunda colocação, com sete pontos. O Santa Fe caiu para a terceira posição, com quatro pontos. O time peruano é o lanterna do grupo, com dois pontos.

Agora, o Santos volta a campo diante do Paysandu na próxima quarta-feira, no estádio Mangueirão, em Belém, pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil. A equipe santista venceu a partida de ida por 2 a 0 na Vila Belmiro. 

Quem foi bem: Lucas brilha novamente como garçom

O meia Lucas Lima destoa do restante do time do Santos nesta temporada. Contra o Santa Fe, ele deu mais duas assistências a gol. São oito somente na Copa Libertadores da América.

Quem foi mal: Substituto de Zeca tremeu no Pacaembu

Sem Zeca, lesionado, e Jean Mota, suspenso, Dorival escalou Matheus Ribeiro. O lateral sentiu a pressão, e o Santa Fe jogou bastante nas “suas costas”.

Ricardo Oliveira quebra jejum de cinco jogos

Ricardo Oliveira - Marcello Zambrana/AGIF - Marcello Zambrana/AGIF
Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

O primeiro gol do Santos, marcado por Ricardo Oliveira, quebrou um jejum de cinco jogos do camisa 9 sem marcar gols. Antes de marcar contra os colombianos, ele havia balançado as redes no clássico contra o Palmeiras, no dia 19 de março.

Perseguido, Vitor Bueno também desencanta no Pacaembu

Vitor Bueno - Marcello Zambrana/AGIF - Marcello Zambrana/AGIF
Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

O meia Vitor Bueno, atleta mais criticado pela torcida do Santos e, inclusive, perseguido com vaias, desencantou no jogo contra o Santa Fe. Ele foi o autor do segundo gol do Santos na partida. Bueno também não marcava há cinco jogos. O último gol dele foi em 22 de março, na vitória por 2 a 0 contra o São Bento, pela 10ª rodada do Campeonato Paulista

Longuine é homenageado após perda dos pais em acidente

O meia Rafael Longuine, que perdeu os pais e sua tia em um acidente de carro no último feriado, foi homenageado no jogo desta quinta-feira. Além do tradicional “minuto de silêncio”, Ricardo Oliveira e companheiro fizeram o sinal da letra “L” com os dedos na comemoração do gol.

Sem novidades, Santos deu espaços para o Santa Fe

O Santos abriu o placar logo aos quatro minutos de jogo após uma falha grotesca da defesa do Santa Fe. No entanto, a equipe santista errou muitos passes e deu espaços para o time colombiano jogar. O time de Dorival permitiu até a marcação pressão do adversário no seu campo de defesa. Dorival iniciou o time sem novidades. Vitor Bueno foi mantido no time, apesar de ameaçado de perder a vaga, e Matheus Ribeiro foi titular, mesmo com Copete sendo testado na lateral nos treinos. 

Ficha Técnica
Santos 3 x 2 Santa Fe
 
Data: 4 de maio de 2017, quarta-feira
Horário: 21h45 (de Brasília)
Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo
Árbitro: Andres Cunha (URU)
Assistentes: Mauricio Espinosa (URU) e Nicolas Taran (URU)
Público: 29.798
Renda: R$ 1.142.620,00
 
Cartões amarelos: Thiago Maia, Lucas Veríssimo (Santos); Roa e José Moya (Santa Fe)
 
Gols: Ricardo Oliveira aos 4 minutos, Arango aos 33 minutos, Vitor Bueno aos 34 minutos e Perlaza aos 40 minutos do primeiro tempo; Lucas Veríssimo aos 33 do segundo tempo
 
Santos: Vanderlei; Victor Ferraz, Lucas Veríssimo, David Braz e Matheus Ribeiro (Copete); Thiago Maia, Renato, Lucas Lima, Vitor Bueno (Vladimir Hernández) e Bruno Henrique; Ricardo Oliveira.
Técnico: Dorival Júnior
 
Santa Fe: Leandro Castellanos; Roa, Héctor Urrego, José Moya e Mosquera; Sebástian Salazar, Perlaza, Leyvin Balanta (Plata) e Jonathan Gómez; Arango e Denis Stracqualrsi (Ceter)
Técnico: Gustavo Costas