Topo

L. Lima se destaca e brilha como "garçom e mais caçado" na Libertadores

Meia é o mais caçado entre os brasileiros e o maior "garçom" entre todos os atletas - Luis Acosta/AFP
Meia é o mais caçado entre os brasileiros e o maior "garçom" entre todos os atletas Imagem: Luis Acosta/AFP

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

05/05/2017 04h00

O meia Lucas Lima destoa do restante do time do Santos nesta temporada. Desta vez, o camisa 10 brilhou na vitória contra o Santa Fe por 3 a 2 nesta quinta-feira, no estádio do Pacaembu, em jogo válido pela quarta rodada da fase de grupos da Copa Libertadores da América. Clique aqui e veja os gols da partida.

Segundo estatísticas do Footstats, Lucas Lima é o maior “garçom” da competição continental. São quatro assistências para gols, duas delas contra o Santa Fe: para os gols de Ricardo Oliveira e Vitor Bueno. O meia ainda coleciona mais quatro passes a gol no Campeonato Paulista, chegando a oito assistências em 2017. 

Além disso, Lucas Lima é o líder em assistências para finalizações entre todos os jogadores que disputam a Libertadores. São 15 no total.

Lucas Lima também é o jogador brasileiro mais caçado em campo na competição. São 22 faltas sofridas. Ele supera Dudu, do Palmeiras, que sofreu 18 faltas e é o quarto colocado no geral.

O camisa 10 do Santos é o segundo colocado no quesito geral. Ele só perde para Fernando Zampedri, do Atlético Tucumán-ARG, que sofreu 27 faltas.

Lucas Lima destoa de todos os jogadores do Santos neste ano. Os experientes Ricardo Oliveira e Renato, lideres do time, não vivem a melhor fase no clube paulista. O mesmo acontece com Vitor Bueno, um dos artilheiros do time na temporada. Oliveira e Bueno, aliás, quebraram jejum de cinco jogos sem gols no Pacaembu.

"Lucas Lima vem fazendo um ano diferente, melhorou muito fisicamente. Tem sido o diferencial na Libertadores", afirmou Dorival após a vitória contra o Santa Fe.

Após um 2016 apagado, apesar de se manter na seleção brasileira, o meia Lucas Lima estava decidido a dar a volta por cima na temporada 2017. No início do ano, o UOL Esporte apurou entre integrantes de comissão técnica e diretoria que o camisa 10 voltou mais focado neste ano e, inclusive, foi o principal destaque do elenco na pré-temporada realizada no CT Rei Pelé.

Tudo começou com uma reunião com o técnico Dorival Júnior em janeiro. Lucas Lima disse que seu foco era brilhar com a camisa santista em seu último ano de contrato. O camisa 10 está preocupado em se manter na seleção brasileira e, para isso, ele sabe que precisa se destacar no clube paulista. 

Dorival aconselhou bastante Lucas Lima antes da temporada começar pois acredita que os títulos do Santos dependem muito do jogador nesta temporada. O treinador, inclusive, externou dentro do clube que o Santos seria campeão brasileiro se o camisa 10 estivesse mais focado e sem lesões no ano passado.

Dorival, dirigentes e integrantes da comissão técnica já viam resultado da conversa particular entre comandante e jogador durante os treinos em janeiro. Lucas Lima “voava” nos treinos físicos na pré-temporada.