Topo

Conmebol pune Palmeiras com três jogos sem torcida como visitante

Danilo Lavieri e José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo (SP)

17/05/2017 19h56

O Palmeiras não contará com a torcida visitante pelos próximos três jogos como visitante na Copa Libertadores da América, além de pagar R$ 80 mil de multa. A punição da Conmebol é definitiva e vale já para a fase de mata-mata da competição sul-americana. A informação foi anunciada pelo 'Sportv' e confirmada pela reportagem do UOL Esporte com fontes ligadas ao clube alviverde.

A punição ao Palmeiras ocorre pela briga generalizada entre torcedores no Estádio Campeón Del Siglo, no encontro entre os dois times pela Copa Libertadores. Palmeirenses reagiram e entraram em confronto com uruguaios após o final do jogo.

A decisão revoltou o diretor de futebol Alexandre Mattos, que comentou sobre o assunto na chegada da delegação palmeirense ao Allianz Parque - na noite desta quarta-feira, a equipe encara o Internacional, pelo primeiro duelo das oitavas de final da Copa do Brasil.

"Isso é revoltante, como o caso do Felipe Melo. A gente não consegue entender os critérios. O Palmeiras é uma vítima. (...) Não ter torcida até a final é um prejuízo impagável", disse o dirigente, antes de confirmar que o Palmeiras recorrerá da decisão.

O castigo definitivo tira o palmeirense das partidas como visitante nas fases oitavas, quartas e semifinais – caso o atual campeão brasileiro avance na competição. Caso caia antes, a punição será estendida para a próxima participação da equipe no torneio.

Além de definir a punição ao Palmeiras, a Conmebol também ouviu o Peñarol sobre o ocorrido. O castigo para o clube uruguaio, mandante na partida contra o clube brasileiro que gerou um confronto generalizado em campo e nas arquibancadas, deve ser anunciado nos próximos dias.

Antes de punir o Palmeiras, a Conmebol tomara uma medida dura contra Felipe Melo. O meio-campista palmeirense recebeu seis jogos de suspensão por brigar com o carbonero Matías Mier no gramado do Campeón Del Siglo. Mier, Lucas Hernández e Nahitan Nandez receberam cinco partidas de castigo.