Topo

Última final na América e crise com panelaço marcam San Lorenzo x Flamengo

Flamengo e San Lorenzo disputaram a final da Mercosul de 2001 em 24 de janeiro de 2002 - Associated Press- AP
Flamengo e San Lorenzo disputaram a final da Mercosul de 2001 em 24 de janeiro de 2002 Imagem: Associated Press- AP

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

17/05/2017 04h00

Quando pisar o gramado do Nuevo Gasómetro na noite desta quarta-feira (17), o Flamengo decidirá uma vaga nas oitavas de final da Copa Libertadores, mas o duelo contra o San Lorenzo-ARG vai além disso. O confronto das 21h45 (de Brasília) remete a uma das maiores crises da Argentina, que explodiu e tomou Buenos Aires em meio à última decisão continental do Rubro-negro. Na Copa Mercosul de 2001, o desfecho não foi positivo para o time brasileiro.

Em 19 de dezembro daquele ano, os times realizariam a segunda partida da final da competição. O duelo no Maracanã havia terminado em 0 a 0 e Buenos Aires fervilhava. Não pelo jogo em si, mas por uma Argentina devastada em razão dos problemas financeiros e das acusações de corrupção ao governo comandado por Fernando de la Rúa.

O episódio entrou para a história como “corralito” e começou em 3 de dezembro, quando o então presidente determinou o bloqueio bancário de quase 70 milhões de dólares em depósitos de poupadores. A iniciativa se transformou em uma bola de neve. O ápice foi justamente na véspera e no dia de San Lorenzo x Flamengo.

Detalhe da manifestação que tomou conta da Argentina em 2001; jogo foi adiado - REUTERS/Marcos Haupa - REUTERS/Marcos Haupa
Detalhe da manifestação que tomou conta da Argentina em 2001; jogo foi adiado
Imagem: REUTERS/Marcos Haupa
Milhares de pessoas tomaram as ruas e derrubaram portas de bancos a golpes de martelo, enquanto promoviam um panelaço. Entre a noite de 19 de dezembro e a madrugada do dia 20, mais de 150 mil argentinos se dirigiram ao edifício onde vivia o ministro da economia Domingo Cavallo, que renunciou horas depois.

O presidente De la Rúa teve de escapar da Casa Rosada a bordo de um helicóptero, quando o palácio do governo estava cercado por uma multidão que enfrentava a polícia. Só no dia do jogo, 18 pessoas morreram - o número total ao fim dos protestos foi de 33 mortos. Sem garantias de segurança, a Conmebol adiou a final da Mercosul para 2002. O confronto foi realizado em 24 de janeiro e o San Lorenzo levou a melhor nos pênaltis após o empate por 1 a 1 no tempo normal.

A campanha que se misturou com o fato histórico foi a última de destaque do Flamengo no continente. O clube tentou se reencontrar, mas esbarrou em falhas e chegou a ser eliminado três vezes ainda na primeira fase da Copa Libertadores (2002, 2012 e 2014). A melhor performance foi em 2010 - queda nas quartas de final. O clube persegue o bicampeonato da principal competição do continente há 35 anos e a confiança nos bastidores é a de que 2017 pode findar a longa espera.

O que o Flamengo precisa para passar de fase?

Torcida do Flamengo compareceu em peso ao Maracanã nesta quarta - REUTERS/Pilar Olivares - REUTERS/Pilar Olivares
A torcida do Flamengo pode comemorar a vaga nas oitavas de final da Copa Libertadores
Imagem: REUTERS/Pilar Olivares
O Rubro-negro garante vaga nas oitavas de final da Copa Libertadores até em caso de derrota para o San Lorenzo. Neste caso, o Atlético-PR só não pode vencer a Universidad Católica-CHI, em Santiago. Caso os paranaenses triunfem fora de casa, os cariocas precisarão de pelo menos um empate no Nuevo Gasómetro. Se vencer os argentinos, o Flamengo terminará na liderança isolada do Grupo 4.

Como chega o Flamengo para a decisão?

Guerrero - Felipe Dana/AP - Felipe Dana/AP
Guerrero disputa a bola com Mussis no recente 4 a 0 do Flamengo sobre o San Lorenzo
Imagem: Felipe Dana/AP
Diante de um San Lorenzo que foi goleado pelo Rubro-negro por 4 a 0 na estreia e se reinventou na Copa Libertadores para brigar pela classificação, o Flamengo deve adotar uma maior proteção ao setor defensivo e explorar os contragolpes com jogadores velozes pelas pontas. A ideia é conter as principais jogadas dos donos da casa, principalmente a tradicional pressão no início do jogo. O técnico Zé Ricardo levou 21 atletas para a Argentina. Pará (suspenso), Diego (em recuperação de cirurgia), Donatti (lesionado), Mancuello e Felipe Vizeu ficaram no Rio de Janeiro.

SAN LORENZO-ARG X FLAMENGO

Data/hora: 17/05/2017, às 21h45 (de Brasília)
Local: Nuevo Gasómetro, em Buenos Aires (Argentina)
Árbitro: Enrique Caceres (PAR)
Auxiliares: Eduardo Cardozo (PAR) e Juan Zorrilla (PAR)

San Lorenzo-ARG
Navarro; Díaz, Angeleri, Caruzzo e Rojas; Mussis; Cerutti, Ortigoza, Belluschi, Merlini e Blandi
Técnico: Diego Aguirre

Flamengo
Alex Muralha; Rodinei, Réver, Rafael Vaz e Renê (Romulo); Márcio Araújo, Willian Arão e Trauco; Everton, Berrío e Guerrero
Técnico: Zé Ricardo