Topo

Palmeiras prepara substituto de Felipe Melo com "intensivão" de passes

Thiago Santos dedicou-se a trabalhar mais o toque de bola e quer dar a resposta - Cesar Greco/Ag. Palmeiras
Thiago Santos dedicou-se a trabalhar mais o toque de bola e quer dar a resposta Imagem: Cesar Greco/Ag. Palmeiras

José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo (SP)

23/05/2017 11h00

Thiago Santos 'entregou' o técnico Cuca na última segunda-feira e se confirmou como titular do Palmeiras para a partida desta quarta-feira contra o Atlético Tucumán-ARG, válida pela última rodada da fase de grupos da Copa Libertadores da América. O camisa 21, no entanto, é preparado para ocupar esta lacuna há tempos, desde os tempos de Eduardo Baptista.

Considerado um xodó por torcedores e pelo grupo de atletas, especialmente pelo poder de marcação, Thiago Santos tem trabalhado intensivamente a saída de jogo e o toque de bola desde o início do ano. O esquema do antecessor, em que o primeiro volante centralizava a primeira etapa da construção ofensiva, exigia uma maior versatilidade do meio-campista.

No início do ano, o próprio Thiago Santos destacou a necessidade de melhorar na saída de bola e no passe. A cobrança cresceu no início do ano, e o próprio atleta enxerga uma evolução neste quesito ao analisar que a equipe 'não será muito diferente' nesta quarta-feira.

"O Felipe Melo tem uma saída melhor, e isso a gente sabe, mas vou dar a vida pelo time. Sempre quando entro, quero dar o meu melhor. Acho que não será muito diferente, não", destacou o volante, que conversou com a imprensa na Academia de Futebol.

"Ele [Cuca] chamou eu e o Tchê Tchê e falou para a gente ir entrosando, porque na Libertadores iríamos jogar juntos. Vou dar a resposta", acrescentou o camisa 21.

Thiago Santos Tchê Tchê Palmeiras - Cesar Greco/Ag. Palmeiras - Cesar Greco/Ag. Palmeiras
Thiago Santos e Tchê Tchê atuarão juntos nesta quarta-feira, no Allianz Parque
Imagem: Cesar Greco/Ag. Palmeiras

Thiago Santos iniciará as construções das jogadas ao lado de Tchê Tchê, um dos principais 'parças' dentro do elenco. O entrosamento da dupla, reconhecidamente bom fora das quatro linhas, agora deve ser transportado para o gramado, em um jogo decisivo.

O volante, ao trabalhar mais o passe desde o início do ano, se tornou obrigatoriamente fundamental para o Palmeiras na Libertadores. Suspenso por seis jogos pela Conmebol por participar da confusão com o Peñarol, no Uruguai - o clube ainda recorrerá -, Felipe Melo retornaria apenas em uma possível fase semifinal.

Antes do teste contra o Tucumán - o Palmeiras avança ao mata-mata até com uma derrota por um gol de diferença -, Thiago Santos trabalhará mais uma vez com os titulares na tarde desta terça-feira. Cuca comandará o último treinamento a partir das 15h30 (de Brasília), na Academia de Futebol.