Topo

Destruidor de campeões, Botafogo pode ter "vida fácil" pela primeira vez

Rodrigo Pimpão tem sido um dos destaques do Botafogo na Libertadores - Ricardo Moraes/Reuters
Rodrigo Pimpão tem sido um dos destaques do Botafogo na Libertadores Imagem: Ricardo Moraes/Reuters

Do UOL, no Rio de Janeiro

26/05/2017 06h25

Colo-Colo (CHI), Olímpia (PAR), Atlético Nacional (COL), Estudiantes (ARG) e Barcelona de Guayaquil (EQU). Todos estes foram adversários superados pelo Botafogo desde a primeira fase da Copa Libertadores, quando muitos desconfiavam de que a equipe chegasse adiante. Com o primeiro lugar do Grupo 1 assegurado, os alvinegros podem ter, pela primeira vez, uma vida um pouco mais fácil na competição. Clique aqui e veja o gol de Estudiantes x Botafogo.

A liderança garantiu ao time de Jair Ventura não só a chance de decidir as oitavas de final em casa como também evitou um confronto precoce contra clubes brasileiros e argentinos, considerados favoritos (a única chance de duelo nacional no torneio é contra o Atlético-PR). O treinador admitiu ser bom não enfrentá-los de cara, mas fez ressalvas:

“Teoricamente, sim. Mas quem eliminou Colo Colo, Olímpia, Atlético Nacional e os demais, não pode escolher adversário. O mais importante é decidir em casa, já sabendo o resultado do jogo anterior. Vamos ver o que acontece agora no sorteio, mas seguimos fortes no nosso objetivo”.

Ventura também enalteceu a campanha da equipe, que garantiu a classificação para as oitavas com uma rodada de antecedência e, por isso, pôde perder do Estudiantes no jogo derradeiro por 1 a 0. “Estão todos de parabéns. Fico triste pela derrota, mas o grande objetivo foi alcançado. Na verdade, a classificação não foi hoje. O Botafogo foi superior e melhor. Foi merecedor de tudo que aconteceu. Pagamos um preço na pré-Libertadores”, declarou.

O sorteio das oitavas acontecerá dia 14 de junho, em Luque (PAR), na sede da Conmebol. Os 16 clubes serão divididos em dois potes, sendo os oito melhores no pote 1 e os oito vices no pote 2, e o chaveamento acontecerá entre um e outro.

No pote 1 estão, na ordem de classificação, Atlético-MG, Lanús, Grêmio, River Plate, Palmeiras, Santos, Botafogo e San Lorenzo. No pote 2 estão Guaraní (PAR), Godoy Cruz (ARG), Emelec (EQU), Barcelona (EQU), Atlético-PR, The Strongest (BOL), Jorge Wilstermann (BOL) e Nacional (URU).