Topo

Conmebol envia documento sobre punição em dia de sorteio e irrita Chape

Escalação de Luiz Otávio foi considerada irregular pela Conmebol - AFP PHOTO / Eitan ABRAMOVICH
Escalação de Luiz Otávio foi considerada irregular pela Conmebol Imagem: AFP PHOTO / Eitan ABRAMOVICH

Daniel Fasolin

Colaboração para o UOL

14/06/2017 13h46

A Conmebol enviou à Chapecoense apenas nesta quarta-feira (14), pela manhã, o documento contendo as informações do processo envolvendo a suposta escalação irregular do zagueiro Luiz Otávio. O material era aguardado havia quase uma semana pelo clube catarinense, que pretende protocolar sua defesa no Tribunal de Apelação da entidade sul-americana.

"A Conmebol nos enviou hoje as razões do processo. O que é um absurdo, pois começa a partir de agora o nosso prazo para a defesa, sendo que o sorteio é hoje. O que eles fizeram é uma brincadeira" afirmou o advogado Mario Bittencourt, que defende o clube no processo.

A Chapecoense foi punida com a perda de três pontos pela escalação de Luiz Otávio contra o Lanús pela quinta rodada da Libertadores. Tal penalidade fez com que a equipe catarinense acabasse eliminada na primeira fase da competição continental.

Em sua defesa, a Chape alega não ter recebido nenhuma notificação oficial sobre a suspensão do jogador para aquela partida. Desta forma, espera reverter a punição no Tribunal de Apelação e, assim, garantir vaga nas oitavas de final da Libertadores.

Segundo Bittencourt, o documento enviado pela Conmebol enfatiza que o artigo em que o jogador foi enquadrado prevê pena mínima de três jogos de suspensão.

"O maior absurdo dos fundamentos é justamente o fato de terem dito nas razões que o clube já deveria imaginar que o jogador estava suspenso, porque o artigo previa pena mínima de três jogos. Ou seja, eles admitem que não existe hipótese de absolvição mesmo depois o envio da defesa", disse o advogado.

A Conmebol foi procurada pelo UOL Esporte e não se pronunciou sobre o caso. A Chapecoense irá encaminhar sua defesa ainda nesta quarta.