Topo

Despedida? Grêmio recebe Godoy Cruz-ARG com Luan em destaque

Luan, 24 anos, é um dos artilheiros do Grêmio no ano e deve fechar com Spartak Moscou - Jefferson Bernardes/AFP
Luan, 24 anos, é um dos artilheiros do Grêmio no ano e deve fechar com Spartak Moscou Imagem: Jefferson Bernardes/AFP

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

09/08/2017 04h00

O Grêmio recebe o Godoy Cruz-ARG, nesta quarta-feira (9), com Luan em destaque. Vice-artilheiro do time gaúcho na temporada, dono de 10 assistências e na mira do Spartak Moscou o meia-atacante é o protagonista do duelo de volta das oitavas de final da Copa Libertadores. Com ele, o Tricolor espera confirmar a classificação e encerrar o trauma com a fase.

Como venceu o jogo de ida por 1 a 0, o Grêmio pode até empatar que avança às quartas de final.

Em 2011, 2013, 2014 e 2016 o clube sempre foi eliminado nas oitavas. A quebra do trauma também pode ter outro lado.

Ao mesmo tempo, a partida às 19h15 (Brasília) pode até ser a despedida de Luan do Grêmio.

O time gaúcho já se acertou com o Spartak Moscou e dá a transferência de Luan pendente por detalhes. O time russo não abre mão da apresentação imediata do jogador, sem chance de permanência no Brasil até dezembro – como pretendido pela diretoria do Tricolor.

Segundo o UOL Esporte apurou, Luan ainda não sentou com seu estafe e nem com o Grêmio para tratar a transferência. Empresário e o clube gaúcho deixaram para levar a oferta do Spartak até o jogador somente depois da partida contra o Godoy Cruz-ARG.

Luan não é só destaque do jogo pela iminente transferência, que deve girar perto dos R$ 88 milhões (24 milhões de euros na cotação atual). As atuações e os números dele ao longo da temporada garante essa condição.

O camisa 7 é dono de 14 gols no ano, só atrás de Lucas Barrios na lista de artilheiros do time. Acumula 10 assistências diretas para gol e tem participação em 43 das 77 jogadas do Grêmio que terminaram no fundo das redes. Ou seja, mais da metade dos gols do time passou em algum momento pelo pé de Luan quando ele estava em campo.

“Além de ser um jogador extraordinário, é uma grande pessoa. Caso, repito, caso ele saia ficaremos felizes por ele. Mas o Luan vem demonstrando jogo a jogo que não tem pensado em outra coisa que não o Grêmio. Se aparecer algo, vamos desejar sorte. Mas ainda pensamos no Grêmio”, disse Walter Kannemann sobre Luan e a transferência muito próxima.

No Grêmio desde 2013, Luan ganhou espaço no ano seguinte. Mas ficou titular de vez em 2015 e de lá para cá só aumentou sua importância no time. Ainda no ano passado, passou a ser peça-chave no setor ofensivo. Na atual temporada, atingiu o melhor momento ao lado de Pedro Rocha e Lucas Barrios. Contra o Godoy Cruz ele é protagonista e estará como gosta. Ao lado de um time ofensivo e em jogo decisivo.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO X GODOY CRUZ-ARG

Data e hora: 09/08/2017 (quarta-feira), às 19h15 (Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Enrique Cáceres (PAR)
Auxiliares: Eduardo Cardozo (PAR) e Juan Zorrilla (PAR)

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Léo Moura, Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Michel (Maicon), Arthur, Ramiro, Luan e Pedro Rocha; Lucas Barrios
Técnico: Renato Gaúcho

GODOY CRUZ-ARG: Burián; Abecasis, Galeano, Olivares e Angileri; González, Henríquez, Giménez e Garro; Correa e García
Técnico: Mauricio Larriera