Topo

Grêmio vive 'hora H' para confirmar cartaz do time após fim do jejum

Grêmio vive temporada com bom desempenho e persegue título com novo estilo - Lucas Uebel/Divulgação
Grêmio vive temporada com bom desempenho e persegue título com novo estilo Imagem: Lucas Uebel/Divulgação

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

13/09/2017 04h00

Campeão depois de 15 anos, o Grêmio da temporada passada tirou um peso gigante das costas. Abriu 2017 mais forte, confiante, e com um futebol ofensivo. Nesta quarta-feira (13), diante do Botafogo, encara uma hora decisiva para confirmar o cartaz obtido nos últimos meses. O status de time com melhor desempenho do país entra em campo no jogo de ida das quartas de final da Libertadores. Assim como a obsessão por uma nova conquista.

O Grêmio de Renato Gaúcho inverteu seu histórico e joga de uma maneira incomum dentro da própria história do clube. Mas a despeito da filosofia e boas atuações, o time acumula eliminações ao longo da temporada.

Caiu na semifinal do Campeonato Gaúcho, que foi tratado como prioridade do primeiro semestre, e chegou até a semifinal da Copa do Brasil. Nas duas oportunidades, é bem verdade, foi eliminado nos pênaltis. E entre uma e outra ocorrência, registrou bons jogos e empilhou elogios de crítica e torcida.

“Nem sempre a gente vai ganhar todas. Ano passado passamos de fase e ganhamos a Copa do Brasil. Nesse ano saímos na semifinal. Faz parte. A gente sempre busca o melhor para ir chegando. Com as vitórias a gente aprende e com as derrotas a gente aprende também. Esse é o tema que tenho com o grupo. Então é preciso fazer uma mescla, ver o que estamos fazendo de bom e o que estamos fazendo errado”, comentou Renato Portaluppi.

O conceito de jogo, a ótima fase de individualidades como Geromel, Michel, Arthur, Luan, Pedro Rocha e Barrios e a estratégia em jogos eliminatórios mantiveram o Grêmio por mais tempo em alto nível do que oscilando ao longo da temporada.

A ‘hora H’, contudo, chegou. A classificação diante do Godoy Cruz-ARG encerrou o trauma das oitavas de final, que se estendeu entre as edições de 2011, 2013, 2014 e 2016. A última vez que o Grêmio chegou a uma semifinal de Libertadores foi em 2009, e naquela oportunidade acabou eliminado pelo Cruzeiro. Vaga na final? Dois anos antes, contra o Boca Juniors.

Eliminar o Botafogo, portanto, é mais do que cumprir uma meta a curto prazo. É seguir caminhando para consolidar o time atual como um dos melhores da história recente do clube. É reafirmar Renato e suas ideias. E é, também, quebrar novos jejuns. Se aproximar de uma nova reconquista – tal qual no ano passado.

FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO X GRÊMIO

Data e hora: 13/09/2017 (quarta-feira), às 21h45 (Brasília)
Local: estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: José Argote (VEN)
Auxiliares: Luis Murillo (VEN) e Carlos López (VEN)

BOTAFOGO: Gatito; Arnaldo (Luis Ricardo), Carli, Igor Rabello e Gilson; Rodrigo Lindoso, Matheus Fernandes, Bruno Silva e João Paulo (Léo Valência); Rodrigo Pimpão e Roger
Técnico: Jair Ventura

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Edilson, Geromel (Bressan), Kannemann e Bruno Cortez; Jailson (Everton/Arroyo), Arthur, Ramiro, Léo Moura (Luan) e Fernandinho; Lucas Barrios
Técnico: Renato Gaúcho