Topo

Grêmio cria "vestibular" para decidir último inscrito na Libertadores

Patrick (foto) e Jael disputam vaga. Cristian e Cícero estão garantidos - Lucas Uebel/Divulgação Grêmio
Patrick (foto) e Jael disputam vaga. Cristian e Cícero estão garantidos Imagem: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

30/09/2017 04h00

Patrick ou Jael? Um deles vai completar o trio de inscritos do Grêmio para a semifinal da Copa Libertadores. Os dois, originalmente, seriam incluídos na relação, mas a chegada de Cícero mudou o cenário e fará o Tricolor montar uma espécie de vestibular nas próximas semanas. Tanto o meia-atacante quanto o centroavante serão avaliados no dia a dia e nos jogos.

A ideia do Grêmio é observar quem pode se tornar uma opção real nos jogos diante do Barcelona de Guaiaquil. Eventual lesão de algum outro atleta pode mudar tudo de novo.

Depois de eliminar o Botafogo, o Grêmio indicou: Cristian, ex-Corinthians, Patrick e Jael seriam adicionados na relação de atletas inscritos no torneio sul-americano, mas já naqueles dias a diretoria corria atrás de um reforço final. O nome escolhido foi Cícero, 33 anos, ex-São Paulo.

“Não adianta eu falar ‘esses serão inscritos, esses não’. O regulamento diz que temos 48 horas antes do jogo para inscrever os jogadores. Se eu tivesse certeza que nenhum jogador meu vai se machucar, eu poderia adiantar para vocês. Como isso pode acontecer, porque eu vou quebrar minha cabeça agora? Dois dias antes. Não tem como fugir disso”, disse Renato Gaúcho.

O primeiro jogo com o Barcelona-EQU está marcado para 25 de outubro. Portanto, as mudanças na lista deverão ocorrer até o dia 23. Cícero, reforço exclusivo para Libertadores, está garantido. Cristian, que fará estreia diante do Fluminense neste domingo, também. Até a data-limite, Patrick e Jael terão cinco partidas para mostrar serviço e conquistar a vaga.

“Temos 20 e poucos dias para inscrever. Vamos torcer para que ninguém mais se machuque dos que chegaram e os que estão aqui. Daqui mais para frente, vocês vão ficar sabendo. Vamos aguardar. Tempo nós temos. Sem dúvida nenhuma, o Cícero e o Cristian serão inscritos. Vamos torcer para que nada aconteça”, comentou o treinador.

Maicon, submetido a cirurgia e fora da reta final do ano, não será excluído da relação. Os nomes que darão espaço aos novos inscritos serão Miller Bolaños, Pedro Rocha e Lincoln – jogadores que deixaram o Grêmio na última janela de transferências.

Jael tem a seu favor o conceito da comissão técnica. De volta após sete meses de recuperação de uma cirurgia no joelho, o centroavante é visto como substituto imediato de Lucas Barrios. Pela função, e não por características.

Já Patrick, formado na base do clube, casa com a política atual de valorizar jovens, além de ter melhorado o rendimento recente do time titular quando apareceu em campo. No time de transição e no Grêmio sub-20, o jogador atuou aberto pela direita no meio-campo, mas também em função centralizada, como Luan costuma atuar no Grêmio ideal.

Neste domingo (1), o Grêmio enfrenta o Fluminense pela 26ª rodada do Brasileirão. Patrick deve começar como titular e Jael no banco. O vestibular já começou.