Topo

R. Gaúcho admite espião e diz que todo clube tem: "Mundo é dos espertos"

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

21/11/2017 17h35

Renato Gaúcho minimizou a polêmica sobre o uso de um drone para espionar os adversários do Grêmio. Ele se referiu ao tema como 'palhaçada' em entrevista coletiva nesta terça-feira (21). Ao mesmo tempo, admitiu o uso da ferramenta pelo clube e ironizou as opiniões sobre o tema. 

"Essa palhaçada eu nem iria perder meu tempo, mas vamos lá. Na semana passada eu vi uma notícia de que a Austrália filmou Honduras com um drone. Agora, nosso vice mostrou que São Paulo ou Palmeiras soltou um drone para analisar adversários. Queria falar ao Juca, que é um cara que admiro muito, ele falou que tinha olheiro. Espião. Então queria falar para algumas pessoas do futebol, que acham que entendem de futebol, que antes de eu jogar haviam pessoas que faziam isso. Todo clube tem espião. Todo clube brasileiro tem espião. Seleção tem espião. O drone eu não sei se foi usado, mas ele foi pago para trazer informações ao Grêmio. Acho engraçado fazerem tempestade em copo d’água na véspera da final. Acho engraçado. Até parece que o drone foi inventado agora, que nunca foi feito", disse o treinador.

O assunto virou debate quando a ESPN Brasil revelou a utilização do expediente de espionagem supostamente contratado pelo Grêmio para analisar rivais durante o ano. A reportagem do UOL Esporte apurou que a contratação do profissional foi pedido de Renato Gaúcho e que até o início do debate ele admitia trabalhar para o clube. 

De acordo com a apuração, Renato Gaúcho solicitou este tipo de serviço no início da temporada. Foi então que o auxiliar Alexandre Mendes fez a ponte com André Banchi, famoso no meio do futebol por espionar equipes e vender relatórios com informações para clubes interessados.

Antes da revelação no início desta semana, André não tinha problemas em assumir sua relação com clube. “Eu não sou funcionário do Grêmio, mas faço um trabalho específico para a comissão técnica de lá”, dizia, ao ser questionado sobre os serviços que começou a prestar ao Tricolor em fevereiro de 2017.

"Todo clube tem espião. Todo clube brasileiro tem espião. Seleção tem espião. O drone eu não sei se foi usado, mas ele foi pago para trazer informações ao Grêmio", repetiu Portaluppi. 

O tema desagradou o treinador na véspera da primeira partida da final da Libertadores. Ainda mais por referir que o profissional de imagem espionou treinamentos do Lanús, adversário nesta quarta-feira, na Arena, durante um período na Argentina. 

"Algumas pessoas de vocês estão acabando com o futebol. Falem do jogo, falem dos times. Eu pergunto: como se ganha uma guerra? Como se neutraliza o adversário? Com suas formas. Com drone, helicóptero, avião. A cavalo, bicicleta. O mundo é dos espertos. Vamos fazer o seguinte, cada um de vocês escolhe treinadores e podem perguntar como eles descobrem as jogadas do adversário. Parece que é só o Grêmio que usa esses artifícios. Futebol é igual guerra. Algumas pessoas estão começando e precisam parar com essa palhaçada de dar notícia achando que o planeta não sabe. Falem de futebol, falem do que é mais importante. Ficam perdendo tempo falando disso. E não pensem essas pessoas da ESPN que nós somos burros. Não pensem que não estamos espertos. No mundo todo tem um X9. Não somos burros. O bom cabrito não berra. Agora vamos à próxima pergunta e esse assunto está encerrado. Isso é uma palhaçada. Palhaçada. Era isso que eu tinha que falar sobre esse tal de drone. Respeito a ESPN, respeito a menina que fez a entrevista, mas alguém vai pagar por isso", completou o técnico em tom ameaçador. 

Enquanto isso, a direção do Grêmio jamais admitiu qualquer ligação ao espião. Segundo o vice jurídico, Nestor Hein, as matérias referindo tal situação não condiziam com a verdade. Por outro lado, Portaluppi tratou o tema abertamente. 

O assunto até é motivo de polêmica nos bastidores do Tricolor. Os relatórios entregues pelo profissional de imagem geram desgaste entre membros da comissão técnica gremista.