Topo

Após pedido, Grêmio escuta da Conmebol que final terá mudança na arbitragem

Héctor Baldassi está escalado como assistente internacional em Lanús x Grêmio - AFP PHOTO / CHRISTOPHE SIMON
Héctor Baldassi está escalado como assistente internacional em Lanús x Grêmio Imagem: AFP PHOTO / CHRISTOPHE SIMON

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

25/11/2017 16h54Atualizada em 25/11/2017 18h51

O Grêmio saiu satisfeito de seu encontro na Conmebol. Um dia depois de enviar comitiva ao Paraguai, o clube gaúcho definiu a reunião como ‘positiva’ e ‘fonte de segurança’ para o segundo jogo diante do Lanús-ARG, na final da Libertadores. O Tricolor afirma que ouviu da confederação que a escala de arbitragem para a finalíssima será alterada.

A alteração a ser confirmada é na função de assistente internacional da arbitragem.

Héctor Baldassi, ex-árbitro argentino, consta na escala original para o jogo entre Lanús e Grêmio, na próxima quarta-feira, no estádio La Fortaleza. Baldassi deve ser substituído por um colombiano de nome ainda indefinido. A mudança atende ao regulamento da própria Libertadores, que veta presença de árbitros do mesmo país dos times envolvidos no jogo.

A mudança foi indicada pela confederação aos dirigentes gaúchos, mas ainda não foi efetuada de forma oficial.

A reunião entre Grêmio e Conmebol ocorreu na sexta-feira, em Luque, e durou cerca de 1h30. No encontro estavam Romildo Bolzan Jr., presidente do Grêmio, André Zanotta, diretor executivo de futebol do clube gaúcho, e Alejandro Dominguez, presidente da Conmebol.

Na visão do Grêmio, a confederação sul-americana se mostrou receptiva a manifestação do clube. E ambos os lados trataram de criar 'um ambiente de segurança' para a disputa da segunda partida da final da Libertadores.

O clube gaúcho pediu a audiência depois de se sentir prejudicado pela atuação de Julio Bascuñan no primeiro jogo da final. O Grêmio reclama a não-marcação de um pênalti em cima de Jael, nos minutos finais da partida, e também o cartão amarelo aplicado a Kannemann.

Os advogados do Grêmio protocolaram pedido oficial para anulação da advertência. A Conmebol ainda não analisou o caso. Se o Tricolor for atendido, Kannemann deixará de estar suspenso e poderá atuar contra o Lanús.

Grêmio e Lanús-ARG se enfrentam na próxima quarta-feira, às 21h45 (Brasília), no estádio La Fortaleza, na grande Buenos Aires. Como venceu por 1 a 0 em Porto Alegre, o Tricolor pode empatar que será campeão. O time ‘granate’ precisa vencer e se devolver o escore com diferença mínima levará a disputa para prorrogação.