Topo

Entrada da torcida do Grêmio amanhece pichada: "Vão morrer aqui, covardes"

Entrada da torcida visitante pichada com ameaças aos gremistas - Gustavo Figueiredo/UOL
Entrada da torcida visitante pichada com ameaças aos gremistas Imagem: Gustavo Figueiredo/UOL

Gustavo Figueiredo

Colaboração para o UOL, em Buenos Aires (ARG)

29/11/2017 14h33

Uma porta de ferro na entrada de torcedores visitantes do estádio La Fortaleza, do Lanús, amanheceu pichada com uma ameaça à torcida do Grêmio. “Vão morrer aqui, gaúchos covardes!!!”, diz a mensagem, em bom português. Por ali entrarão cerca de cinco mil brasileiros para assistir à final da Copa Libertadores da América logo mais, às 21h45. No fim da manhã, funcionários do clube correram para apagar a pichação.

A ameaça coloca ainda mais tensão no ambiente hostil esperado para a chegada dos gremistas, uma consequência dos incidentes acontecidos em Porto Alegre, no primeiro jogo da final, semana passada. Na ocasião, ônibus e carros com torcedores do Lanús foram apedrejados. Outros ônibus ficaram retidos por policiais e milhares de torcedores só puderam entrar no estádio cerca de 30 minutos após o início da partida.

Durante a semana, já se sentia um ambiente de vingança. Torcedores do clube local se dividiam entre o ressentimento dos maus-tratos em Porto Alegre e a preocupação de que não hajam ações violentas em Lanús. Para piorar o clima, nas redes sociais circularam fotos de supostos torcedores do Grêmio com pistolas, revólveres e até mesmo com um fuzil.

Imagem que circula em redes sociais mostra gremistas com armas de foto - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Na manhã de hoje já era possível encontrar muitos torcedores gremistas uniformizados pelas ruas do centro de Buenos Aires. O Grêmio, através de seu departamento de torcedor, fez um acordo de proteção com a polícia argentina. Os torcedores se concentrarão em Puerto Madero, área nobre da capital argentina, e seguirão em comboio com os policiais até Lanús, num trajeto de cerca de 20 quilômetros.