Topo

Grêmio abre Libertadores como 'vidraça' e ostenta novo status no continente

O técnico Renato Gaúcho comemora conquista da Libertadores pelo Grêmio - REUTERS/Agustin Marcarian
O técnico Renato Gaúcho comemora conquista da Libertadores pelo Grêmio Imagem: REUTERS/Agustin Marcarian

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

27/02/2018 04h00

A busca pelo tetracampeonato da Libertadores do Grêmio começa nesta terça-feira (27), a partir das 19h15 (de Brasília), quando o Tricolor encara o Defensor, em Montevidéu. E a competição inicia diferente das últimas vezes para o clube gaúcho.

A grandeza do Grêmio nunca esteve em dúvida, mas nas últimas temporadas o Tricolor sempre iniciou a Libertadores distante do favoritismo. Mesmo campeão da Copa do Brasil de 2016, não era o mais badalado sequer entre os brasileiros no torneio.

Neste ano é diferente. Com o crescimento de jogadores como Luan e Arthur, a manutenção da base vitoriosa e o título do ano passado, o time de Renato Gaúcho abre a disputa entre os que têm na briga pelo título uma realidade. Até pela boa participação no Mundial de Clubes, o Grêmio consolidou-se no continente e manteve as principais peças do grupo.

Tanto que, diferente de outras vezes, o time tricolor tem dois entre os três jogadores mais valiosos do torneio. Segundo o site especializado em mercado de transferências Transfermarkt, Luan e Arthur estão no Top-3 de mais valiosos da competição, acompanhados por Vinícius Júnior, do Flamengo.

Condição de 'vidraça' não preocupa

"Todos os times vão querer tirar uma casquinha do Grêmio, é o atual campeão", disse o técnico Renato Gaúcho na última semana. Internamente, o Tricolor está ciente que participa da Libertadores na condição de 'vidraça', na mira de todos.

"Todo mundo vai querer ganhar do Grêmio, isso o Renato sempre passa para nós jogadores. Ele fala, mostra vídeos, para nós entrarmos focados nos jogos. Vai ser uma competição muito difícil, mas estamos preparados para tudo isso", disse o lateral esquerdo Cortez. "Nossa postura vai ser a mesma do ano passado. Queremos fazer história no clube e sabemos da importância da Libertadores", completou.

Em relação ao time do ano passado, Edílson deixo o clube, Madson será o titular contra o Defensor. No meio-campo, Arthur, lesionado, está fora do jogo. Maicon retoma posto. Jael e Cícero disputam a vaga no ataque deixada com a saída de Lucas Barrios.

FICHA TÉCNICA
DEFENSOR X GRÊMIO
Data e hora:
27/02/2018 (Terça-feira), às 19h15 (Brasília)
Local: estádio Luis Frazini, em Montevidéu (Uruguai)
Transmissão na TV: Fox Sports
Árbitro: Fernando Rapallini (ARG)
Auxiliares: Hernán Maidana e Juan Pablo Belatti (ambos argentinos)
DEFENSOR: Reyes; Maluella, Nicolás Correa e Goñi; Benavidez, Claudio Rivero, Rabuñal, Cabrera e Cardacio; Castro e Germán Rivero
Técnico: Eduardo Acevedo
GRÊMIO: Marcelo Grohe; Madson, Pedro Geromel, Kannemann e Cortez; Maicon, Jaílson, Ramiro, Luan e Everton; Jael (Cícero).
Técnico: Renato Gaúcho