Topo

Com portões fechados, Flamengo sofre com River e leva empate no finzinho

O Flamengo ficou no empate na estreia da Copa Libertadores com o River Plate - REUTERS/Ricardo Moraes
O Flamengo ficou no empate na estreia da Copa Libertadores com o River Plate Imagem: REUTERS/Ricardo Moraes

Do UOL, no Rio de Janeiro

28/02/2018 23h41

O Flamengo queria largar na frente pela Copa Libertadores 2018, mas não foi possível. Além da tensão da estreia, o Rubro-negro esbarrou no River Plate-ARG e só empatou por 2 a 2 - gols de Henrique Dourado, Everton, Mora e Mayada. A partida desta quarta-feira (28) foi disputada no estádio Nilton Santos (Engenhão) com portões fechados por conta da punição aplicada ao clube carioca pela Conmebol.

Não contar com a torcida foi mais uma dificuldade que o Flamengo não superou e somou apenas o primeiro ponto no Grupo 4 da competição continental. O Rubro-negro volta a campo em 14 de março, quando encara o Emelec-EQU, fora de casa. Já os argentinos recebem os colombianos do Santa Fe, dia 5 de abril, em Buenos Aires.

Portões fechados: silêncio nas arquibancadas e barulho em campo

Flamengo e River Plate estrearam na Libertadores sem torcida no Nilton Santos - REUTERS/Ricardo Moraes - REUTERS/Ricardo Moraes
Imagem: REUTERS/Ricardo Moraes
Um jogo com portões fechados costuma ser das piores experiências para quem acompanha futebol. Diante de um Engenhão em absoluto silêncio, o Flamengo iniciou o caminho na sua 14ª Copa Libertadores. Os sons ficaram por conta dos jogadores dentro das quatro linhas e dos treinadores. As orientações do goleiro Diego Alves eram percebidas com frequência, assim como cada marcação do árbitro e as discussões.

Meia do River Plate perde dente em disputa com Jonas

O meia De La Cruz perdeu um dente em dividida com Jonas durante Flamengo x River Plate pela Libertadores - Reprodução/SporTV - Reprodução/SporTV
Imagem: Reprodução/SporTV
O lance curioso do primeiro tempo foi uma disputa de bola entre o volante Jonas e o meia De La Cruz. Na dividida, o jogador do River Plate levou a pior e perdeu um dente. Os dois atletas precisaram de atendimento médico. O lance ocorreu aos 36min. De La Cruz entregou o dente a um integrante da comissão técnica e voltou ao jogo normalmente.

Pênalti e muita reclamação do Flamengo

Em um primeiro tempo absolutamente amarrado e no qual as equipes tiveram dificuldades de criar, a melhor chance poderia ter sido do Flamengo. Aos 39min, o árbitro peruano Michael Espinoza ignorou pênalti cometido por Zuculini. Réver cabeceou a bola e o jogador do River Plate subiu com o braço levantado, o que interceptou a trajetória da bola dentro da área. Os rubro-negros pediram pênalti de forma desesperada, mas nada foi marcado.

Árbitro se redime, e Dourado abre o placar

Jogadores do Flamengo comemoram o gol de Henrique Dourado contra o Flamengo - REUTERS/Ricardo Moraes - REUTERS/Ricardo Moraes
Imagem: REUTERS/Ricardo Moraes
O Flamengo saiu na frente aos 8min da etapa complementar. Ponzio derrubou Diego na área. O atacante Henrique Dourado cobrou com a conhecida categoria e fez o gol do Flamengo. Na comemoração, a tradicional “ceifada” ao lado do aniversariante e capitão Diego.

River empata em gol irregular validado pela arbitragem

Não deu nem tempo para o Flamengo comemorar. Logo na sequência, o River Plate empatou com um gol impedido. A falta foi cobrada para a área e Mora saltou sozinho para colocar no fundo da rede. Só que o atacante estava adiantado e em posição irregular quando cabeceou. Nada foi marcado pela arbitragem.

Passe de Paquetá desmonta defesa para o gol de Everton

Levemente superior no jogo, o Flamengo se colocou na frente do placar aos 21min. Lucas Paquetá descolou um passe que desmontou a defesa argentina. Everton recebeu e teve todo o tempo para virar o corpo e chutar de direita para o fundo do gol. Sem chances para Maidana.

River tem boa chance, mas bola fica no braço de Réver

Os argentinos tiveram a chance do empate aos 38min. Em bola levantada na área, Scocco cabeceou e a bola explodiu no braço de Réver dentro da área. A diferença é que estava colado ao corpo, mas os jogadores do River Plate reclamaram bastante. No rebote, bola por cima do gol de Diego Alves.

No final, empate argentino e frustração rubro-negra

Quando a vitória parecia certa, o River chegou ao empate aos 41min com Mayada. O chute foi de longe e Diego Alves pulou atrasado. Comemoração argentina e frustração brasileira no Engenhão.

FLAMENGO 2 X 2 RIVER PLATE-ARG

Local: Nilton Santos (Engenhão), no Rio de Janeiro
Árbitro: Michael Espinoza (PER)
Auxiliares: Jonny Bossio (PER) e Coty Carrera (PER)
Cartões amarelos: Diego, Henrique Dourado, Everton e Réver (Flamengo); Maidana, Martínez e Zuculini (River Plate)
Gols: Henrique Dourado, aos 8min do segundo tempo; Mora, aos 10min do segundo tempo; Everton, aos 21min do segundo tempo; Mayada, aos 41min do segundo tempo

Flamengo
Diego Alves; Pará (Rodinei), Réver, Juan e Renê; Jonas (Romulo), Lucas Paquetá, Diego, Everton Ribeiro e Everton (Willian Arão); Henrique Dourado
Técnico: Paulo César Carpegiani

River Plate-ARG
Armani; Montiel, Maidana, Martínez e Saracchi; Pérez (Scocco), Ponzio, Zuculini (Mayada) e De La Cruz (Quintero); Mora e Pratto
Técnico: Marcelo Gallardo