Libertadores põe estreante Carille e projeto de time mais velho em foco

Dassler Marques

Do UOL, em São Paulo

  • Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians

    Carille fará primeiro jogo da carreira como treinador na Libertadores

    Carille fará primeiro jogo da carreira como treinador na Libertadores

Depois de uma temporada de estreia absolutamente vitoriosa, com os títulos do Paulista e do Brasileiro, Fábio Carille chega com o Corinthians à Copa Libertadores para afirmar um novo projeto de equipe e também reafirmar o próprio trabalho. Essa jornada tem início nesta quarta-feira, em visita ao Millonarios-COL, e marca a estreia do treinador de 44 anos na competição. 

Auxiliar técnico nas seis edições disputadas pelo Corinthians na década, inclusive no título de 2012, Carille agora está à frente e participou da idealização da equipe que leva à Colômbia. Neste ano, cumpriu aquilo que idealizava durante o segundo semestre do ano passado: a montagem de um time com menos pratas da casa e mais jogadores experientes. 

Jovens foram liberados, e nomes com idade mais avançada foram contratados. Casos de Emerson, 39 anos, Ralf, 33 anos, Júnior Dutra, 29 anos e Renê Júnior, 28 anos. Com aval do treinador, o Corinthians ainda optou pela renovação com Danilo, que aos 38 anos recuperou minutos perdidos na temporada e integra a relação de inscritos na Libertadores. 

No campo das apostas para o Corinthians que precisou se refazer para 2018, Juninho Capixaba foi a principal. Só que, adquirido por cerca de R$ 6 milhões, o lateral de 20 anos não conseguiu jogar regularmente e já perdeu espaço. Nos últimos dias da janela, Carille aprovou a contratação do lateral Sidcley, do Atlético-PR e quatro anos mais velho - ele jogou a edição passada da Libertadores. Nesta quarta, a posição fica com o garoto Maycon, que apesar de apenas 20 anos oferece segurança desde a temporada passada. 

Se na montagem da equipe de 2018 Carille atua com certo pragmatismo, o que é um aspecto importante de seu trabalho, internamente ele tem razões para tal. Com um novo diretor de futebol [Duílio Monteiro Alves] e um novo presidente [Andrés Sanchez], o treinador tem manifestado certa insegurança em relação ao mandatário, que por sua vez ainda não tem totais convicções sobre Fábio. Mesmo assim, publicamente, Sanchez já afirmou que ele será o treinador durante todo o mandato de três anos. 

Um item importante na relação de confiança que ambos tentam construir é a chegada de jogadores. Nem todos os adquiridos para 2018 passaram pelo crivo do treinador, especificamente o zagueiro Marllon e o jovem atacante Matheus Mathias, que foram inscritos na Libertadores ainda assim. O desempenho na competição será fundamental para o treinador trabalhar com tranquilidade e manter a equipe nos trilhos por mais um ano. A vitória sobre o Palmeiras no último sábado foi nova demonstração de força de Fábio, que fez mudanças importantes e teve influência direta no 2 a 0. 

Para a estreia, o treinador optou por manter uma escalação semelhante à que venceu o Palmeiras. Sem Rodriguinho, suspenso, abdicou da experiência de Júnior Dutra, que sofre com a falta de gols desde que chegou, para repetir o desenho do clássico. Mateus Vital, adquirido por R$ 8 milhões do Vasco e meia de origem, ocupará o setor central do ataque próximo a Jadson, Clayson e Romero. 

FICHA TÉCNICA

MILLONARIOS x CORINTHIANS
Data e hora: 28/02/2018 (Quarta-feira), às 21h45 (Brasília)
Local: estádio Nemesio Camacho (El Campín), em Bogotá (Colômbia)
Árbitro: Roddy Zambrano Olmedo (Equador)
Auxiliares: Christian Lescano e Edwin Bravo (ambos Equador)

MILLONARIOS: Fariñez; Jair Palacios, Matías de los Santos, Andrés Cadavid e Felipe Banguero; John Duque, e Juan Guillermo Domínguez; David Silva e Santiago Montoya; Ayron del Valle y Roberto Ovelar. 
Treinador: Hugo Gottardi. 

CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Balbuena, Henrique e Maycon; Gabriel e Renê Júnior; Romero, Jadson, Mateus Vital e Clayson.
Treinador: Fábio Carille. 

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos